Por monica.lima
"Uma boa opção é o Möet Ice%2Cque pode ser servido com frutas vermelhas com gelo%2C no estilo piscine”%2C diz Clara MeiAlexandre Brum / Agência O Dia

Clara Mei sonhava ser bailarina. Aos 16 anos, chegou a cursar um ano e meio de faculdade de dança em Viena, na Áustria. Mas os passos de balé acabaram levando Clara para outros caminhos. O francês do plié e pas des deux se transformou em sommelière. “Sempre trabalhei em restaurantes para sustentar minha carreira na dança e me apaixonei pelo mundo do vinho”, conta Clara, que hoje, aos 25 anos, é sommelière e gerente de alimentos e bebidas do hotel Marina, no Rio.

Em uma profissão na qual cada vez mais mulheres ganham destaque, Clara reúne delicadeza e objetividade na hora de indicar. Com seu paladar treinado, ela lista castas que agradam mais às clientes, ideais para comemorar o Dia Internacional da Mulher. “Não existe mulher no mundo que não goste de um bom champanhe. Uma boa opção é o Möet Ice, que pode ser servido com frutas vermelhas com gelo, no estilo piscine”, indica. Mas se a proposta for ir além de um drinque para um jantar harmonizado, não faltam opções frutadas e florais para agradar delicados paladares. “Um vinho branco argentino da uva torrontés tem notas de camomila e lichia e acompanha bem uma entrada. Para o prato principal, se for uma carne vermelha, pode ser servido um tinto da uva sirah, que é frutado, tem tanino equilibrado e notas de especiarias doces como canela e anis estrelado”, recomenda a sommelière. Com um marido que trabalha no mercado financeiro, Clara confessa que na hora de escolher o vinho, quem manda é ela. “Já tentei ensiná-lo várias vezes, mas não adianta, quem escolhe o vinho que ele toma sou eu”.

OUTROS COPOS

Paella e cerveja

O Dia Internacional da Mulher será comemorado com uma grande paellada, ao ar livre, harmonizada com cerveja espanhola Estrella Damm e acompanhada de DJ colocando som no iVenga!, de Ipanema. A partir das 15h serão servidas as paellas acompanhadas de cerveja Estrella Damm long neck de 330ml (R$ 40 a de mariscos e R$ 35 a vegetariana).

Origem portuguesa

O jornalista e enófilo Bruno Agostini é o convidado especial do Cavist, para dar o curso Portugal de Norte a Sul no próximo dia 09, em Ipanema, e 16, na loja da Barra. Ele vai falar das castas de uvas portuguesas e sobre a produção de vinhos nas regiões do Douro, Dão e Alentejo.

Champanhe na neve

A Veuve Clicquot lança mais uma vez em parceria com o badalado hotel The Little Nell, em Aspen, o seu bar móvel: o Oásis. Movido a energia solar, ele circulará até abril pelas pistas de ski em um snowcat. A localização secreta do bar móvel poderá ser encontrada nas redes sociais Twitter (@TheLittleNell), Facebook ou Instagram. O roteiro faz parte do programa American Airlines SkiClub que montou um pacote de sete dias para a região no www.americanskiclub.com.br.

Jantar harmonizado

No próximo dia 19, o chef Gonzalo Vidal, do Zot Gastrobar, recebe o chef Ronaldo Canha, do Quadrucci, para jantar harmonizado. Entre os destaques, ostras e carpaccio de polvo com aioli de aipo picante harmonizados com o espumante Filipa Pato 3B Blanc de Blancs. Outra delícia é a paleta de cordeiro com creme de flores, degustada com o Rocca Delle Macie Ser Gioveto.

Garrafa curvilínea

O rosé Sables D’Azur homenageia em sua garrafa as curvas femininas. Seu paladar tem tudo para agradar também as mulheres, com notas de frutas vermelhas frescas, como morango e framboesa, e florais, como rosa vermelha, ideal para ser degustado com aperitivos, frutos do mar ou carnes brancas. Produzido pela vinícola AdVini, a terceira maior da França, ele acaba de chegar ao Brasil importado por La Pastina.

Feminino até no nome

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a importadora Wine Mundi coloca em promoção este mês a caixa com duas garrafas do vinho AnAs Regional Alentejano Tinto 2012. Além do nome, ele tem tudo para agradar o paladar feminino, é equilibrado, frutado e com toque de especiarias.

Você pode gostar