Por monica.lima
A edição especial da Miolo para os 450 anos do RioDivulgação

O Cristo Redentor tem aroma de cereja e groselha, com notas de especiarias e baunilha, ou pode ser cítrico com notas de maçã verde. Já o Pão de Açúcar tem aromas elegantes de frutas vermelhas como morango, groselha e cereja, com leve toque floral. Esse é o sabor que a vinícola Miolo deu para os cartões postais do Rio de Janeiro em seus novos rótulos, celebrando os 450 anos da cidade, em edição limitada.

Os braços abertos do Redentor sobre a Guanabara estampam as garrafas do Miolo Seleção Tempranillo/Touriga (tinto) e do Miolo Seleção Chardonnay/Viogner (branco). Eles são leves e refrescantes. O primeiro amadurece por 12 meses em barricas de carvalho americano e francês e harmoniza com comidas mais estruturadas e suculentas, como a vaca atolada e pizzas com top de embutidos. O segundo tem ótima acidez e frescor e combina com pratos de textura leve e temperos suaves, como saladas, frutos do mar, peixes e carnes brancas. E se a temperatura subir aos emblemáticos 40° C, a sugestão da vinícola é o espumante Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé, com o Pão de Açúcar em seu rótulo. Ele é feito com o método tradicional, que tem a segunda fermentação na garrafa por aproximadamente 40 dias e envelhecido por seis meses sob leveduras. Seu corpo é leve, com acidez delicada, aliada a boa cremosidade, retrogosto refrescante e longo final de boca.“É um espumante alegre como os cariocas, delicado e frutado, com a cor do verão, perfeito para celebrar”, afirma Alexandre Miolo, gerente comercial do grupo no Sudeste.

OUTROS COPOS

A quatro mãos

O chef Ronaldo Canha convidou a chef Janaina Rueda, do Bar Dona da Onça, de São Paulo, para jantar harmonizado com vinhos e cervejas, nos dias 14 e 15, no Quadrucci, em Ipanema. Entre as delícias estão nugget de dobradinha servido com a cerveja 3Cariocas Session IPA Nema, e lagosta com pirão de crustáceos, farinha de amêndoas, bacon e consommé de tomates, acompanhado de Salentein Reserve Chardonnay 2012.

Clube do Uísque

Johnnie Walker promove nos restaurantes cariocas Esch Centro, Corona Club Bar & Restaurante, Astor Ipanema e Rubaiyat seu clube do uísque ultra premium com Blue Label, o blend mais raro do seu portfólio. Quem comprar a garrafa ganha o kit Blue Box com dois copos de cristal e um cartão de Johnnie Walker Blue Label com a sua identificação.

Tapas espanhóis

Quer aprender a harmonizar vinhos espanhóis com tapas? O sommelier Célio Alzer, da ABS-Rio, ensina na aula batizada de Tapeando, no próximo dia 14, às 19h30. Entre as harmonizações estão gaspacho com Manzanilla La Gitana; pinchos com Gran Feudo Rosado; mexilhões com vinho branco e Abadal Picapoll Pla de Bages; champignons salteados com Mano a Mano Tempranillo e almôndegas ao sugo com Palacio Quemado.

Espumante no balcão

A vinícola Chandon quer mostrar que espumante também harmoniza com petiscos e tira-gostos e faz sua estreia no concurso Comida di Buteco, que começa amanhã. Este ano, o evento tem como tema frutas do Brasil e acontece simultaneamente em 500 bares de 20 cidades do país. “Estamos muito felizes de reforçar a presença de nosso produto nesse ambiente”, avalia o presidente da Chandon Sergio Degese.

Especiarias e frutas vermelhas

Duas mil garrafas de Merlot e de Cabernet Sauvignon chegam ao mercado no lançamento do rótulo Reserva Especial 2011, da vinícola Larentis. O primeiro tem aromas de cassis, especiarias como noz moscada e pimenta preta, passas e ameixa seca. Já o segundo tem notas de frutas vermelhas maduras, pimentão doce e violeta.

Malbec nacional

A uva Malbec é famosa na Argentina, mas a vinícola Sanjo, de São Joaquim (SC), quer intensificar sua produção no Brasil e lança o seu Nubio Malbec 2013. Ele tem sabor frutado de ameixas maduras e aromas suaves de baunilha e chocolate, devido ao seu envelhecimento em barris de carvalho.

Você pode gostar