Os números ainda estão frescos, um tanto fracos, com 12,2 mil carros/dia, e os prazos curtos, mas a tendência é forte. A picape Fiat Strada desbancou o VW Gol nas primeiras três semanas de vendas, segundo o Renavan, e deve encerrar o mês na frente do campeão histórico da VW, líder por 27 anos.
O jornalista Joel Leite, do site Autoinforme, avalia que o lançamento do up! e a saída de produção do Gol G4 tiraram da VW uma fatia considerável. O Gol vendia mil carros por dia e agora vende 700. O up! chega a 170 por dia, pouco ainda, mas o ritmo de produção deve aumentar e a procura crescer. Mas e a Strada? O que acontece para uma picape ter tanto sucesso, emplacar 723 ao dia e passar em vendas inclusive seus irmãos hatches Palio e Uno e o sedã Siena? Foi um atropelamento. Provavelmente o número de versões, seis no total, que atendem desde o frotista até a família pequena com seu modelo de três portas.
Na Strada são três opções de cabines, simples, estendida e dupla, três opções de motores e três de acabamentos, com a topo de linha, a Adventure, completa de mimos como rádio Bluetooth, sensores de chuva e crepuscular, etc. Detalhes técnicos também ajudam. A picapinha tem feixe de molas semi elípticas, mais resistentes, que a ajudaram a desbancar as demais de segmento, com molas helicoidais, e a enterrar a Hoggar, da Peugeot.
E com esse modelo a Fiat, que se fingia de morta, surpreendeu e, em época de repartir o mercado entre os recém-chegados, com perdas para as quatro grandes, a italiana cresceu 6,5 pontos percentuais, tem 24% do share. As demais estão próximas dos 17%. É bastante para quem atravessa a entressafra e não lança modelos novos desde a Strada três portas, em outubro de 2013.
Segundo Joel Leite ainda é cedo para falar em liderança, mas a arrancada da picape leve surpreende.
A VW não se manifesta sobre resultados parciais e considera ainda cedo para avaliações. Para a marca, o que vale, até agora, são as 35.746 vendas do Gol no primeiro bimestre do ano.
PONTO-A-PONTO
? Na mensuração mundial da Jato Dynamics, a China continua no topo do ranking no mundo do automóvel, em crescimento, com dois milhões de veículos entregues em janeiro, seguida pelos EUA, em queda, e o Japão, em alta forte de 29,1%. O Brasil é o quarto, e subiu 1% em relação à janeiro de 2013, seguido pela Índia, em retração, Alemanha e Grã Bretanha, com boas altas, França, ainda em queda, Rússia e Itália, que sobem nos emplacamentos. Entre as marcas, a VW ultrapassou a Toyota no mês, mas continua atrás, no ano. Depois, se mantém a Ford, Chevrolet, Nissan, Honda, Hyundai, Kia, Wuling e Fiat.
? A Ford vai repetir o feito de 50 anos atrás, quando lançou o Mustang. O ‘pony car' foi alçado ao Empire States Building, 86 andares acima das ruas de Nova Iorque. Como guindastes e helicópteros estão descartados, o Mustang vai de elevador mesmo, desmontado, e será refeito no terraço.
? A BMW lança no Brasil o 435i Coupé M Sport. Perfil esportivo em duas portas, oferece o pacote M, motor de 307 cv 3.0 L: R$ 300 mil.
? A Audi resgatou a tradição de Le Mans, quando os pilotos iam à cidade com seus carros. Fez um passeio no tráfego urbano com o campeão R18 e-tron. O evento antecedeu mudanças no regulamento, ainda este ano.
? Em sua primeira visita ao Brasil, o presidente global da GM, Dan Ammann confirmou a produção de um ‘low cost' entre R$ 25 e R$ 30 mil nos próximos anos, provavelmente em Gravataí, RS.
Oi-Road na pista
A Toyota promove, no Japão, testes com seu triciclo elétrico urbano hipercompacto, o i-Road. Em situações de uso real por consumidores, na área de Tóquio, vinte i-Roads já podem ser vistos desde segunda feira, com sua direção ativa, performance e perfil parecido com as motocicletas. O conforto, entretanto, é o dos carros.
VW na onda ‘low cost'
A marca alemã desenvolve modelos que remetem ao sentido original de seu nome, ‘Carro do Povo'. A exemplo do sucesso que a Renault obteve com projetos Dacia, a VW irá lançar em poucos anos versões de seus parceiros chineses FAW e SAIC (na foto o Proton Satria Neo), com preços em torno dos R$ 23 mil. A América Latina está no alvo.
A Bentley nos ensaios
A aristocrática marca inglesa apresentou mais uma imagem de seu SUV, que está sendo desenvolvido em Crewe. A promessa é que este carro seja o mais luxuoso do segmento, que tem pesos pesados como o Range Rover e o Porsche Cayenne.