A aceleração divide um ronco suave com o calor forte de ontem aqui na fazenda Capuava, uma pista particular perto do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, onde o Honda Civic SI fez sua reaparição para um grupo de jornalistas especializados. O esportivo carrega no porta-malas uma bagagem de tradição, desde Ayrton Senna e os bons motores da Fórmula 1, e retoma a carreira no ano que vem, com a McLaren.
O lançamento desta semana tem, então, um caráter simbólico de 100 carros oferecidos a admiradores pela quantia de R$ 119.900. No pacote, muita diferença daquele quatro portas que foi produzido e vendido no Brasil a partir de 2007. Entre os dois, muita diferença. A primeira e mais visível é a carroceria de duas portas e a capota três centímetros mais baixa. O esguio modelo entregue é também menor entre-eixos e maior no comprimento total, o que define seu belo design. Sob o capô, mais potência: são 206 cv que brotam de um motor 2.4 litros, semelhante ao usado no Accord. Relações de marcha curtas e seis velocidades definem a performance, que é linear e bastante agradável. A suspensão divide bem as prestações de conforto e estabilidade. Não é dura como a dos esportivos, nem macia como a dos sedãs. O novo SI é bom de rua e de estrada. Acelera bem, retoma bem e faz presença, como desejam os compradores deste carro, principalmente na pintura Orange Fire Perolizada do lançamento. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Honda, Paulo Takeuchi, o SI antecipa novidades “que vão estar no Salão do Automóvel de São Paulo, a partir do dia 30”. Para o executivo, o volume de 100 unidades previstas para este ano, que não consegue atender à toda a rede, define um carro de imagem, para apreciadores, que vão ter acesso aos “volumes necessários” que se apresentem no ano que vem.
O fenômeno curioso do carro de performance, que divide o mundo com a ojeriza ao automóvel, vilão da poluição e dos acidentes e reafirma o prazer de dirigir terá sua expressão, no Brasil, no próximo Salão do Anhembi. Lá, inúmeros esportivos e esportivizados estarão disponíveis, como os novos Subaru WRX e outros modelos mais comportados, que antecipam as formas e as funções do automóvel nos próximos anos.
PONTO-A-PONTO
? A cereja do bolo da final do Campeonato Alemão de Turismo, DTM, domingo próximo, será um modelo de condução autônoma que voará baixo, sem piloto, na pista de Hockenheim. O Audi RS 7 Sportback conceitual dará uma volta no circuito para demonstrar a tecnologia de condução autônoma em altas velocidades, de até 240 km/h.
? Crise, que crise? O mercado de luxo não se abala e a Bentley comemora o sucesso dos primeiros nove meses de 2014. O recorde de vendas é dado como certo, com elevação dos resultados globais em 19%, ou 7.786 carros. Fast Food de verdade. O McDonalds na Austrália utiliza uma Ferrari F430 Spider vermelha para entregar seus pedidos. A garantia da comida quente, no entanto, tem seu preço no consumo mínimo e adicionais de US$ 5 por entrega.
? A chinesa Shineray é a primeira a não montar motos em Manaus e aposta em Pernambuco. Em uma área de aproximadamente 156 mil metros quadrados, foram investidos R$ 130 milhões. A unidade, a ser inaugurada em dezembro, terá capacidade de produção total de 250 mil motos por ano, com a geração de 250 empregos.
? A BMW eu o pontapé inicial na fabricação de carros no Brasil. O primeiro a deixar a linha, com autógrafos dos funcionários da planta de Araguari (SC) foi um 328i Active Flex branco. A fábrica que já tem 500 empregados chegará às 1.300 contratações e vai entregar também os SUV X1 e X3 e o Mini Cooper Countryman.
Sucesso 2008
O SUV compacto da Peugeot chegou a 200 mil unidades fabricadas em Mulhouse, França,
e ajuda a reverter o pessimismo da companhia. A marca do leão acena com a travessia dos piores momentos e confirma a fabricação do 2008 em Porto Real, ano que vem. O modelo estará em exibição
no Salão de São Paulo.
No calor do Salão
O Salão do Automóvel de São Paulo promete assar seus visitantes no Anhembi e também mostrar máquinas de dar água na boca. O Nissan GT-R da foto é uma delas. Também vão estar lá o Jeep Renegade, conceitos Renault e Fiat etc. As grandes ausências: Ferrari, Maserati e Lamborghini. Entre 30 de outubro e 9 de novembro.
A8 L, versões e preços
A Audi não só vai mostrar no Salão, como já divulgou os preços do A8 L. Nascido para o mercado chinês, o topo de gama das argolas vem com duas opções de motores, V6 de 310 cv e W12 de 500 cv. Com 5,16m e pleno de equipamentos, vai custar R$ 457,3 mil para a versão de entrada e R$ 749,9 mil, a W12.