João Pimenta é o estilista de moda masculina do momento no Brasil. Prova disso foi o desfile que ele apresentou na terça-feira, na 38ª edição da São Paulo Fashion Week, que termina hoje, no Parque Cândido Portinari. Em sua coleção de inverno 2015, Pimenta usou e abusou de técnicas de alfaiataria para o homem moderno, que passeia por referências do passado olhando para o futuro. E é o ofício de alfaiate que João quer resgatar. “A roupa feita no corpo é muito bacana. A industrializada é fria. Atualmente, faço apenas o sob medida. Atendo, principalmente, meninos que vão se casar, mas planejo alcançar um público de executivos”, explica. Nesta coleção, Pimenta revisitou modelagens de sua carreira. “Em dez anos, fiz 20 desfiles, dez na Casa de Criadores, dez na São Paulo Fashion Week”, contabiliza. Na passarela, o homem de João Pimenta usou saia de risca de giz em estilo escocês, casacos com mix de texturas, ternos bem cortados e brocados, macacão e boot, fruto de sua parceria com a West Coast. Foi aplaudido de pé.
PONTO A PONTO
? A partir de hoje, está aberta a temporada de trufas brancas nos restaurantes do Hotel Copacabana Palace (RJ). O Copa encomendou dois quilos de trufas importadas de Alba, região de Piemonte, para os chefs Luca Orini (Cipriani) e Rafael Hidaka (Mee) criarem pratos especiais.
?A chef Margareth Rocha leva o Rappanui Gastronomia para a próxima edição do Wedding Lab, domingo, no Hotel JW Marriott (RJ).
? Novidade na Esmell Leblon (21- 2239-1991) para quem descolore os fios: a reconstrução de algas e murumuru.
? O Crème Kérastase Soleil tem múltipla ação: protege contra o sol, repara os fios, hidrata e mantém a vitalidade da fibra capilar. R$ 200. www.kerastase.com.br
Herchcovitch muito além do jardim
Alexandre Herchcovitch fez coleção de inverno 2015 inspirada em roupas de jardinagem. Fernanda Tavares abriu o desfile, com casaco de flanela xadrez plastificada.
O jeans da Colcci e o brilho de Gisele
Gisele Bündchen roubou a cena, mais uma vez, na passarela da Colcci. O total jeans é aposta da marca catarinense para o inverno 2015. Gisele arrancou gritos, distribuiu beijinhos e brilhou.
Tricô da Lolitta vem do Antigo Egito
Em seu segundo desfile, a Lolitta buscou referências do Antigo Egito para criar peças de tricô de cair o queixo. Tramas vazadas, faixas na cintura e aplicações de bordados em metal banhado a ouro fizeram a egípcia.
A arquitetura de Patricia Viera
Patricia Viera inspirou-se na obra do arquiteto Frank Lloyd Wright: o couro do inverno vem colorido, em cortes retos.