Rio - A Rede D’Or São Luiz vai organizar um mutirão com 500 cirurgias de cataratas, em parceria formalizada ontem. O objetivo é buscar uma redução no tempo de espera de pessoas que aguardam pelo procedimento. O projeto vai atender pacientes do SUS já cadastrados no Sistema de Regulação do Município do Rio de Janeiro (SISREG). As cirurgias ocorrerão no Hospital Quinta D’Or.
A previsão é que em 45 dias iniciem as avaliações pré-operatórias e as cirurgias, que serão feitas nos fins de semana, por especialistas com infraestrutura de referência, para segurança dos pacientes e melhores resultados. “Nesta ação, expandimos a atuação para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, para suprir a necessidade dos pacientes do serviço público de saúde”, diz Rodrigo Gavina, diretor regional da Rede D’Or São Luiz no Rio.
Há três meses, a Prefeitura do Rio também fez um mutirão para realizar o procedimento no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o equipamento utilizado nas cirurgias permite dobrar de 30 para 60 procedimentos mensais. O hospital chegou a ter 150 pacientes na fila interna aguardando a cirurgia.
Em fevereiro deste ano, os seis hospitais federais do Rio também fizeram um mutirão de 90 dias de cirurgias, consultas e exames pré-cirúrgicos para reduzir as filas de espera, incluindo procedimentos de catarata.