Por leandro.eiro

Rio - Pesquisa da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) mostrou que 74% dos cariocas utilizariam serviços de vacinação, caso fossem oferecidos por farmácias e drogarias. E 63% estariam dispostos a pagar pelo serviço. A vacinação nos estabelecimentos farmacêuticos do município do Rio foi autorizada pela Lei Complementar 167/2016. Mas aguarda regulamentação da Secretaria Municipal de Saúde.

Público aprova vacinação em farmáciasDivulgação

Desde 2014, a farmácia tem sido reconhecida, por lei, como estabelecimento de saúde. A definição facilita o avanço dos serviços farmacêuticos. Para o presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins, o resultado da pesquisa não é surpresa. "O serviço de vacinação em farmácias e drogarias poderá beneficiar os consumidores em vários sentidos: de acesso, devido à capilaridade dos estabelecimentos, e econômico, pois temos certeza que o valor da vacina será mais baixo do que o cobrado nas clínicas".

Os dados fazem parte do estudo da Fórmula Consultoria Farmacêutica, da UFRJ, a pedido da Ascoferj. Os pesquisadores investigaram o interesse dos cariocas nos serviços que podem ser prestados por farmacêuticos. O objetivo foi verificar se as pessoas estariam dispostas a utilizar e a pagar por eles. A maioria dos entrevistados é do sexo feminino, tem entre 30 e 50 anos e curso superior completo.

Aplicação de injeção: entre os mais procurados

Mais da metade tem crianças de até 10 anos na família. E 33% delas vão às farmácias toda semana. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados reconhecem o farmacêutico e 74% já pediram auxílio a ele, avaliando que o atendimento foi útil. Além disso, 74% utilizariam o serviço de acompanhamento e orientação sobre o uso de medicamentos, mas apenas 35% pagariam por ele. O estudo trouxe outros dados: 75% dos cariocas utilizaram o serviço de aferição de pressão arterial e 51% pagariam por ele. O serviço de aplicação de injetáveis foi o que mais despertou interesse entre os entrevistados: 79% utilizariam esse serviço e 82% pagariam por ele. Hoje, a aplicação de injeção é um dos serviços mais procurados em farmácias e drogarias do Rio.

Você pode gostar