Por leandro.eiro

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio realiza, amanhã, às 10h, uma palestra educativa de prevenção ao tabagismo no CMS Santa Marta, em Botafogo (Rua São Clemente 312). A ação visa reforçar as informações sobre os danos à saúde causados pelo tabaco. O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi comemorado na terça-feira passada.

Tabagismo aumenta o risco de doenças respiratórias e hipertensãoPixabay

Além das consequências fatais, o hábito de fumar traz prejuízos em curto e médio prazo. Alguns são imediatos, como perda de fôlego, maior propensão a doenças respiratórias, mau hálito e amarelamento de dentes e dedos. Com o tempo, as irritações na garganta passam a ser mais comuns e a pressão arterial tende a subir, o que pode gerar um quadro crônico de hipertensão.

Mais de 200 unidades de atenção básica da rede municipal oferecem tratamento especializado, apoio e acolhimento para quem pretende largar o cigarro. Os endereços de atendimento do Programa de Controle de Tabagismo podem ser consultados pelo site www.rio.rj.gov.br/web/sms/tabagismo ou, ainda, pelo telefone 1746.

Você pode gostar