Por nara.boechat
Rio - O que os cães desabrigados com as enchentes de Petrópolis, os cavalos abandonados nas ruas de Gravataí (RS), os gatos que perambulam por Brasília e os cavalos-marinhos ameaçados de extinção no litoral de Búzios têm em comum? Junto com outros animais carentes, eles estão inseridos no site Bicharia, que propõe o financiamento coletivo de projetos de auxílio a bichos em perigo.
A plataforma de ‘crowdfunding’ — nome técnico para a ‘vaquinha virtual’ — foi criada por um grupo de amigos de Porto Alegre (RS). Através dela, pessoas que tenham iniciativas de apoio aos animais têm a chance de postar seus projetos, após avaliação pela equipe do Bicharia. Quem gostar da ideia pode doar quantias em dinheiro para ajudar os projetos.
Donos do Bicharia%3A Henrique von Weidebach (E)%2C Marcus Sá%2C Flávio Steffens de Castro e Hermann Albrecht%2C além de Marcelo Matzembacher CoelhoDivulgação

Desde que foi ao ar, há cerca de um ano, o Bicharia já ajudou várias iniciativas. Atualmente, 12 estão no ar. Segundo explicam os organizadores, o funcionamento do site é simples. O projeto tem um período de 45 dias para atingir um determinado valor. Se chegar a 50%, ele recebe a verba financiada ao fim dos 45 dias, tendo ou não atingido o valor total. Se não atingir os 50%, todos os apoiadores recebem o dinheiro que doaram de volta.

Publicidade
O nome do site é homenagem à principal canção do musical ‘Saltimbancos’, de Chico Buarque — que conta a famosa história do jumento, do cão, da galinha e da gata que se unem para lutar por seus direitos. “Queremos permitir que pessoas, ONGs, associações possam viabilizar projetos (de preferência criativos!) que impactem de forma positiva os animais carentes.
Queremos principalmente projetos que pensem no médio e longo prazo, e não apenas na situação imediata. Queremos resultados que tragam benefícios aos animais, a comunidade e aos envolvidos nos projetos”, dizem os organizadores no site. “E, principalmente, queremos ser um canal de conscientização e de informação sobre os animais que tanto gostamos”, concluem. Confira em: www.bicharia.com.br.