Mascote homenageia trabalhadores que construíram CSN na década de 40, participando da criação de Volta RedondaDivulgação/Semop PMVR

Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda lançou nesse sábado (15) a sua nova mascote: o Semopinho. O lançamento aconteceu durante o movimento pelo fortalecimento dos direitos da Melhor Idade, realizado embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. O nome da mascote foi escolhido por meio de concurso promovido no Instagram da Semop (@ordempublica_vr).
O animal escolhido para ser a mascote foi o pássaro Arigó, ave que migra para outros territórios em busca de sobrevivência. A ideia é fazer alusão direta com os trabalhadores que vieram para a construção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), na década de 40, e participaram da criação de Volta Redonda.
“Escolhemos o pássaro Arigó pelo vínculo cultural com a cidade. Arigó refere-se aos trabalhadores de origem mais humilde e que vieram de fora. Eram os nordestinos, mineiros, quem ajudou a construir a história de Volta Redonda. Arigó é uma ave migratória e que por muito tempo carregou consigo um significado ruim. O município tem feito todo um movimento para dar um novo significado ao termo, valorizar e homenagear os trabalhadores que ajudaram a construir a cidade de Volta Redonda”, justificou o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Ainda de acordo com o secretário, o objetivo da mascote é trabalhar o conceito de proximidade, estando perto da população de forma lúdica.
"Queremos estar próximos da população. Atrair e gerar confiança do morador de Volta Redonda. Através desse contato, queremos criar aliados, ou seja, pessoas que confiem nos órgãos de segurança pública do município, se tornando colaboradores do nosso trabalho. Não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. Com o apoio do cidadão de bem vamos fazer Volta Redonda uma cidade ainda mais segura”, apontou Luiz Henrique.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.