A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, no Rio de JaneiroFoto: Divulgação/SMDH
Equipe de Volta Redonda participa da formatura do projeto Capacit Mulher no Palácio Guanabara, no Rio
Curso oferecido pela Secretaria de Estado da Mulher qualifica agentes públicas municipais que fazem o atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar
Volta Redonda - As assessoras técnicas da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda representaram o município na formatura do projeto Capacit Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher, realizada nesta semana. A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do governador Cláudio Castro; da primeira-dama Analine Castro; da secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar; da deputada estadual Celia Jordão e outras convidadas.
O curso foi extensivo aos 91 municípios do estado, sendo que Volta Redonda foi representada pela equipe do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), Casa Abrigo Deiva Ramphini Rebello, assessoras de Políticas para Mulheres, Direitos Humanos, integrantes da SMDH.
A assessora do Ceam, a advogada Patrícia Nobre Vieitas, comentou o alcance da formação para toda a equipe da SMDH: “O Capacit Mulher 2025 foi um curso realizado a partir do olhar da Secretaria de Estado da Mulher para políticas públicas, em benefício das mulheres, visando o atendimento humanizado e respeitoso com às mulheres, em especial às vítimas de violência. Dar essa oportunidade de as técnicas e funcionárias de equipamentos especializados em mulheres fazerem uma capacitação nesse nível é garantir o bom atendimento e avanço nas políticas”, ressaltou.
O Capacit Mulher 2025 teve uma carga de 288 horas híbridas (presencial e online), com o objetivo de capacitar as agentes públicas no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. E para 2026, são ofertadas 450 vagas para as agentes públicas.
“Não foi apenas um curso, mas um passo importante de transformação profissional e pessoal. Pois para além da qualificação, me trouxe mais instrumentos para o enfrentamento da violência doméstica, de gênero e familiar, com o aprimoramento e fortalecimento das políticas públicas através dessa excepcional capacitação”, disse Janete Amâncio, assessora da SMDH.
A assessora de Promoção de Políticas para Mulheres, Kátia Teobaldo, citou os benefícios do aprendizado no trabalho com mulheres em situação de violência: “Participar de um curso dessa natureza não é apenas adquirir conteúdo, é conectar-se com outras mulheres, trocar experiência, criar vínculos. O anúncio do curso enfatiza ‘trocas de experiência e fortalecimento de rede’. Como gestora pública, esse aspecto comunitário e colaborativo tem grande relevância. Quando mulheres são capacitadas não há impacto individual somente na família, a comunidade e o serviço social também sofrem transformações”, frisou.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda, Glória Amorim, agradeceu a oportunidade da formação qualificada. “Eu quero parabenizar a secretária do Estado, Heloisa Aguiar, e toda a sua equipe, pelo excelente trabalho que vêm desenvolvendo no estado. O curso foi extremamente importante para o desenvolvimento dos projetos e atendimentos nos municípios”, afirmou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.