Rio - O que supermotocicletas têm a ver com natureza? Tudo! A The Nature Conservancy (TNC), ONG que atua em projetos para o desenvolvimento sustentável em mais de 35 países, e a famosa Harley-Davidson, fabricante norte-americana de motos, se uniram na campanha mundial ‘Renew the Ride’. No Brasil, a marca ícone do motociclismo apóia financeiramente o trabalho da TNC na Mata Atlântica, ajudando a plantar 110 mil árvores, por meio do projeto ‘Vamos Plantar 1 Bilhão de Árvores’. “Nossos pilotos sempre tiveram paixão pelo ar livre”, disse Mark-Hans Richer, vice-presidente sênior e diretor de Marketing Global da Harley-Davidson.
“A oportunidade de trabalhar com a The Nature Conservancy foi algo natural e surge como uma consequência de nossos progressos para melhorar os esforços de sustentabilidade e garantir que as gerações futuras sejam capazes de desfrutar a liberdade de pilotar e apreciar os nossos belos cenários naturais”, completou.
Segundo Aurelio Padovezi, responsável pelo programa ‘Vamos Plantar 1 Bilhão de Árvores’ e líder da estratégia de Restauração Florestal da TNC no Brasil, a ONG e instituições locais fazem o diagnóstico das áreas a serem restauradas e elabora um plano de trabalho para cada uma. “Este plano é desenvolvido pelos proprietários rurais e outras instituições envolvidas com o projeto”, diz.
No Brasil, o reflorestamento da Mata Atlântica vai acontecer principalmente no Estado do Espírito Santo. Este ecossistema brasileiro é um dos mais frágeis e importantes do mundo, abrigando milhares de espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta. Hoje, essa região enfrenta grandes desafios, devido à expansão urbana, agricultura, pecuária e extração ilegal de madeira.
“A fim de responder aos desafios de conservação do futuro, precisamos de compromissos mais originais como este. Conservar as terras e águas é a nossa missão, e trabalhar com empresas como a Harley-Davidson – que tem em sua base pessoas dedicadas e com real interesse em apoiar a conservação – nos ajudará a alcançar esta meta”, disse M. Sanjayan, cientista-chefe da TNC, que tem hoje mais de 1 milhão de colaboradores em sua rede global e já ajudou a conservar mais de 48 milhões de hectares em todo o mundo.