Para se inspirar e transformar imóvel compacto em ambientes modernos e aconchegantes - divulgação
Para se inspirar e transformar imóvel compacto em ambientes modernos e aconchegantesdivulgação
Por O Dia

Elegância é sinônimo para o 'Loft do Empresário Carioca', projeto da arquiteta Cristina Japiassú presente na CasaCor Rio. Para que o ambiente fosse o mais charmoso possível, a concepção foi feita com base no lifestyle do maquiador e empresário santista Fernando Torquatto. Para trazer o estilo de vida badalado de seu homenageado para o loft, a arquiteta mescla uma decoração contemporânea, com peças de designers renomados, a fotografias e objetos que remetem às paixões dele, como pranchas de surf.

Cristina explica que, por ser um espaço pequeno (62 metros quadrados), o ideal é otimizar o que for possível: "O uso das cores claras e da integração dos ambientes é uma maneira de dar fluidez e amplitude ao espaço".

Nesta edição, uma das propostas da CasaCor é resgatar a origem do Rio, o Porto. Lá reside a raiz da cultura fluminense, e Cristina traduz isso em seu projeto. Segundo a arquiteta, a própria escolha de Fernando Torquatto como homenageado já mostra esse conceito, pois o santista é um empresário que aposta na renovação do Rio de Janeiro. A ideia é ter um ambiente completo com uma visão moderna: o espaço conta com quarto, living, cozinha, banheiro e closet. Em tons claros, ele resgata o uso da marcenaria como um dos pontos fortes do projeto.

A mostra CasaCor Rio de Janeiro fica em cartaz até esta quinta-feira no AQWA Corporate, na Via Binário do Porto 299, Porto Maravilha.

Dicas de decoração contemporânea, por Cristina Japiassú

Cores

Para dar sensação de amplitude, o projeto faz uso de tons em cinza claro e nude, com partes pontuais em preto. A marcenaria clara, que reveste a maior parte do ambiente, também segue tons claros. Alguns adornos se destacam, com cores vibrantes, aquecendo o ambiente. Dessa forma, cria-se um ar contemporâneo, arrojado e jovial.