Por Cristiane Campos
Rio - Montar o quarto infantil requer criatividade e a escolha dos móveis ideais que garantam conforto e funcionalidade, sem deixar de lado a decoração do espaço. Pensando nisso, a Bododo (www.bododo.com.br) desenvolveu uma linha de produtos assinados pela designer Simone Turini Leullier. As peças têm estilo clean e traços simples com madeira de reflorestamento de eucalipto, que é sustentável e mais resistente.
Simone explica que a inspiração veio das linhas e traços nórdicos. "Por esse motivo, o design dos móveis é clean, com detalhes simples com madeira mais clara. Sustentabilidade faz parte do produto, pois a madeira usada é eucalipto de reflorestamento, uma madeira mais resistente, com delicadas nuances de cor que dá um charme extra para as peças. Para as cores, usamos as tonalidades neutras. Cinza, branco, azul claro e rosa quartz, sempre misturadas com as estruturas de madeira maciça", conta.
Publicidade
Ela explica que o berço tem barras redondas de madeira maciça, produzido pela JC moveis infantis. Já o beliche e as camas sem bicama seguem a pedagogia montessoriana. "As camas são baixinhas, respeitando a independência da criança em conseguir se movimentar livremente. Por fim, a estante nórdica incentiva a criança a acessar os brinquedos e livros que deseja, pois está tudo na altura perfeita para as pequenas mãozinhas", diz.
Segundo a designer, a decoração infantil está muito livre, sem padrões de gênero, podendo usar todas as cores. "Até o preto fica incrível nos quartos mais modernos. Eu gosto muito do cinza, uma cor tranquila que oferece combinações chiques e descoladas com rosa, azul claro, verde", indica. Na parede, continua ela, o papel de parede tem sido uma constante, mas existem opções de pequenos adesivos reposicionáveis que funcionam como papel de parede. "Ou ainda os artistas que pintam as paredes com desenhos quase como grafites, mas infantis, e que torna o ambiente único. Sempre que for montar o quarto dos pequenos, deve-se pensar na circulação e no acesso a cama, que deve ser sempre fácil. E pensar que quanto mais chão no quarto melhor, com um tapete gostoso, para a criança poder ficar brincando longe do frio", orienta.