Vendas de unidades do 'Minha Casa Minha Vida' devem crescer neste ano
MRV, por exemplo, prevê lançar mais de 6 mil unidades pelo programa no Rio 4.500 delas serão na Região Metropolitana
Por
Rio - O programa 'Minha Casa Minha Vida' foi responsável por 77,8% dos lançamentos imobiliários de 2008 até o ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). E a expectativa é promissora para o segmento neste ano, já que construtoras estão com lançamentos.
A MRV, por exemplo, prevê lançar mais de 6 mil unidades pelo programa no Rio 4.500 delas serão na região metropolitana. "E 70% destes imóveis serão para a faixa 1,5 do programa, que foi uma alavanca de vendas. O resultado de 2017 foi muito bom e as expectativas são ainda melhores", afirma Sandro Perin, gestor executivo de vendas da empresa.
Publicidade
ALTA NO RIO, DIZ MRV
Segundo ele, a MRV registrou alta de 52% nas vendas no Rio de Janeiro no ano passado, na comparação com 2016. "A faixa 1,5 potencializou o mercado. Hoje, temos vários produtos para essa faixa, com qualidade, conforto e lazer completo", ressalta. Os lançamentos para este ano estarão em São Gonçalo, Itaboraí, Duque de Caxias, Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes, Resende, Santa Cruz, Campo Grande, Triagem, Anchieta e Jacarepaguá.
Publicidade
Mariliza Pereira, diretora do Grupo Oito, especializado em construções do segmento, também está otimista. "Acreditamos que é possível desenvolver e construir bons projetos populares sem abrir mão da qualidade e da criatividade. Nossos resultados de vendas este ano comprovam que o segmento está em alta, principalmente depois do lançamento da faixa 1,5", explica. O grupo também lançou 672 unidades na faixa 3, em Petrópolis, com bom índice de vendas. "É importante destacar também que todos os nossos empreendimentos são feitos 'dentro de casa', por meio da MD Oito, empresa que faz parte do Grupo Oito. Estamos presentes desde o desenvolvimento do projeto, passando pela venda e pelo financiamento das unidades, chegando até a construção e a entrega das chaves para o cliente. Isso é um diferencial e uma segurança para quem compra conosco", avalia Mariliza.
QUASE R$ 1 BILHÃO
Publicidade
André Barros, diretor da Mais Consultoria Imobiliária, confirma que as vendas no ano passado foram boas. E já adianta os planos para 2018. "Nosso resultado no ano passado foi muito melhor que em 2016. E, com certeza, as vendas pelo programa ajudaram na alta. Se levarmos em consideração todos os projetos que as construtoras pretendem lançar em 2018, estamos falando de quase R$ 1 bilhão em recursos", diz. E, para potencializar as vendas, outra meta da empresa para 2018 é realizar dois feirões, cujo foco principal será os imóveis pelo programa. "O primeiro está programado para abril, na Zona Oeste", adianta o diretor. Entre as empresas parceiras, conta ele, está a BRZ, que pretende lançar no ano que vem mais de 4 mil unidades pelo 'Minha Casa Minha Vida' no Rio.