Giovani Oliveira, gerente da Apsa, lembra que rachaduras e paredes descascadas devem ser eliminadas - Divulgação
Giovani Oliveira, gerente da Apsa, lembra que rachaduras e paredes descascadas devem ser eliminadasDivulgação
Por Cristiane Campos

Proprietários que desejam alugar seus imóveis esbarram, muitas vezes, em duas situações que podem dificultar o fechamento do negócio: o tempo de vacância e a negociação de um preço que seja justo para as partes. Uma sugestão que pode ajudar a acelerar a locação é fazer pequenas reformas nas unidades. O primeiro passo, segundo o gerente-geral de locação e compra e venda da Apsa, Giovani Oliveira, é identificar falhas nas estruturas hidráulica e elétrica. Depois é preciso atentar para a estética. Ele diz que cores claras e neutras são mais apropriadas para as paredes. "A neutralidade imprime menos personalidade do proprietário e os tons mais claros dão a impressão de que os ambientes são maiores", explica.

Oliveira lembra que rachaduras e partes com a cobertura descascando devem ser eliminadas. "Também vale preencher com argamassa furos de pregos e parafusos sem uso", diz.

O mesmo cuidado vale para pisos, azulejos e cerâmicas. Aqueles que estiverem rachados ou muito arranhados precisam ser substituídos. Caso o desgaste seja estrutural ou muito presente nos cômodos, o melhor a fazer é trocar o piso por completo. Os porcelanatos costumam ser mais resistentes no quesito conservação, enquanto os laminados de madeira podem ser uma alternativa tão bonita quanto o material original, só que bem mais em conta.

O arquiteto e diretor da Santos Projetos, Fernando Santos, complementa que, no caso dos imóveis muito antigos, normalmente a parte elétrica está muito defasada, tanto em capacidade de carga no quadro elétrico quanto em distribuição de tomadas. "Um levantamento rápido sobre a quantidade de equipamentos elétricos que são usados hoje em dia mostrará que, em certos casos, é preciso triplicar o número de tomadas da casa. Esse tipo de melhoria é muito positiva inclusive pelo aspecto de segurança, já que os inquilinos não terão que usar réguas ou benjamins para conseguir ligar todos os seus aparelhos, o que evitará acidentes e sobrecargas da rede interna", ressalta.

Santos comenta ainda que, no banheiro, há várias oportunidades de melhorias. "O obsoleto bidê pode ser retirado e o espaço liberado pode ser usado para colocar um cesto de roupa suja, um gaveteiro externo ou até uma banheira com trocador para bebês. E atenção para fechar a saída do bidê com um bom acabamento no piso".

Na cozinha, o arquiteto indica verificar a bancada da pia que muitas vezes é aquela de mármore branco antiga, com uma cuba de ferro esmaltado. "Com o tempo e a ação de vários produtos de limpeza fortes, o mármore se torna muito poroso e acaba ficando encardido e difícil de limpar. A substituição por um conjunto de bancada e cuba todo em aço inox é a melhor solução", indica o especialista.

Você pode gostar
Comentários