As prateleiras são práticas e garantem um tom de exclusividade à decoração dos ambientes, e podem ser feitas até mesmo com canos de PVC - divulgação
As prateleiras são práticas e garantem um tom de exclusividade à decoração dos ambientes, e podem ser feitas até mesmo com canos de PVCdivulgação
Por Cristiane Campos

Rio - A estante ajuda a organizar e a decorar os espaços. Para quem está com o orçamento apertado, uma dica para aliar exclusividade com baixo custo é investir nas prateleiras. O arquiteto Lucas Barbosa, do Studio Lucca, elabora diferentes modelos em seus projetos. Segundo o especialista, sejam de vidro, metal ou qualquer outro material, a ideia é ter um espaço que seja versátil. E cumpra a função de organizar livros e demais itens, posicionar adornos ou apenas dar um toque de requinte ao ambiente.

Em um de seus projetos, Lucas apostou em metal com vidro para a decoração moderna de um apartamento. "Essa é uma opção versátil e que pode ser utilizada para diversos ambientes, como sala, quartos, e banheiros, e dá um ar de leveza para qualquer espaço. As estantes com esse material, além de serem econômicas, também iluminam os espaços e dão praticidade ao dia a dia de qualquer residência", explica.

Confira algumas dicas do arquiteto para criar vocês mesmo as estantes de sua casa:

Material

As estantes podem ser feitas de madeira, metal, vidro ou outro tipo de material. As mais comuns são feitas com madeira e vidro. Uma opção para quem está com baixo orçamento é usar canos PVC. Os canos servem de armação. Para deixar a estante mais charmosa, use tinta para tirar o tom opaco do cano e escolha tons que se sobressaiam à cor usada na parede do ambiente.

Tamanho

Para criar as prateleiras da estante, tenha a noção de comprimento e largura. Essas medidas vão depender do que será colocado no espaço (livros, adornos etc.).

Madeira

Caso use uma prateleira de marcenaria na estante, escolha um tom de madeira que não 'roube' o destaque dos adornos. Esse quesito ficar bem mais fácil de ser resolvido se a prateleira for de vidro.

Iluminação

Caso queira, é possível criar uma iluminação focada na estante, o que dará destaque a ela no ambiente.

Adornos

Além de organizar o espaço, uma prateleira é a solução mais prática para expor itens decorativos. Mas atenção: é importante estar atento à disposição dos objetos para que a decoração não fique sobrecarregada. Opte por poucos objetos em cada prateleira, organizando-os de forma com que cores, texturas e formatos se complementem.

Você pode gostar
Comentários