O documento prevê a instalação de barreiras sanitárias no período da Semana Santa, onde só poderão ter acesso à cidade com comprovante
O documento prevê a instalação de barreiras sanitárias no período da Semana Santa, onde só poderão ter acesso à cidade com comprovanteLetycia Rocha (RC24h)
Por Renata Cristiane
A Prefeitura de Araruama publicou nesta quinta-feira (18), o decreto número 34, com medidas mais restritivas para o enfrentamento à Covid-19 no município. O documento trata da flexibilização parcial de atividades econômicas, restringe funcionamento de estabelecimento comerciais, e proíbe algumas atividades, entre elas, funcionamento de cinemas e teatro, além da música ao vivo.

De acordo com o documento, os estabelecimentos autorizados a funcionar devem encerrar as atividades às 18h, com exceção de supermercados, postos de combustíveis, farmácias e estabelecimentos de atendimento à saúde em geral. Templos religiosos podem abrir apenas aos domingos, das 7h às 13h, com 50% da capacidade.

A realização de eventos, funcionamento de boates e casas de show, assim como a frequência da população em piscinas públicas, estão proibidas.

A abertura dos portões do Complexo Menino João Hélio está permitida no período de 7h30 às 18h e os estabelecimentos no interior da praça devem encerrar as atividades às 17h.

Praias e lagoas seguem abertas à população, desde que respeitado o distanciamento e uso das máscaras de proteção.

O documento prevê a instalação de barreiras sanitárias no período da Semana Santa, onde só poderão ter acesso à cidade com comprovante de residência, sendo a pessoa titular do documento. Em caso de aluguel, será necessário apresentar o contrato do aluguel em nome do locatário.

Hóspedes de hotéis e pousadas deverão apresentar o comprovante da reserva.
Aulas mantidas

Em relação ao sistema híbrido de ensino, com aulas presenciais e remotas, a palavra é manutenção. As atividades em escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio foram mantidas no novo decreto. Quanto ao retorno ao modelo presencial dos estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), a data prevista pelo município passou para 1º de junho. Até lá, segue previsto o modelo online para essa modalidade.

O documento completo pode ser conferido no site da prefeitura.