Fusca Super BuggerReprodução

O Fusca, por si só, já é uma atração que desperta curiosidade, mas imaginar um convertido em motorhome é algo ainda mais intrigante. É a história do Super Bugger, que oferece aos passageiros a oportunidade de pernoitar, embora seja mais adequada para aqueles que não são muito exigentes.

O Super Bugger existe desde os anos 1970 e talvez seja uma das características mais peculiares já feitas para os clássicos Volkswagens.


Na década de 1970, a empresa americana RQR criou a versão Camper do Fusca, um mini motorhome feito de alumínio e revestido internamente com fibra de vidro para o acabamento de armários, pia, fogão e geladeira, todos feitos sob medida. O Minihome também era equipado com duas camas: uma de solteiro e outra de casal.

O Super Bugger original foi vendido por US$ 6.000 (cerca de R$ 35 mil em conversão) e estima-se que apenas cerca de mil unidades tenham sido produzidas diretamente. Algumas dessas unidades ainda estão em circulação hoje.

A ideia por trás do Super Bugger era não simples de ser colocada na prática: como transformar um carro compacto em um motorhome sem comprometer sua funcionalidade como veículo diário?

O Super Bugger vermelho das fotos e vídeos é de propriedade dos americanos Bill Furlong e Sandra Paeseler, que herdaram o veículo de seus pais. Eles frequentemente viajam e participam de encontros de Fusca e motorhomes.

O casal relata que o veículo passou por um projeto de restauração que durou cerca de 10 anos e custou a Sandra mais de US$ 40.000, o equivalente a mais de R$ 200.000.