Tema da 8a edição do evento foi ?Leiturar, Tremendo de Medo?Paulo Dimas/CCS PMBM
Barra Mansa - O ‘Projeto Leiturar’ de 2024 foi realizado nesta quarta-feira (3) no CEI (Centro de Educação Integrada) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro de Barra Mansa. O evento literário, que é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, chegou à sua 8ª edição e teve a participação de pais, professores e alunos de todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. O tema do evento neste ano foi ‘Leiturar, Tremendo de Medo’.
A assessora do Projeto Leiturar, Flaviana Serafim, detalhou o objetivo da temática e o retorno positivo do evento. “Trabalhamos desde o início do ano letivo com os alunos, questões que abordam o tema, frisando a importância de compreender e superar seus medos. Temos aqui no CEI diversas atrações como contação de histórias, sala de autores, palco de apresentações, roda de conversa com psicólogas e muita interatividade. Um dos espaços interativos contém a frase ‘O perfeito amor lança fora todo medo’, e é bem isso que estamos fazendo, mesmo que tremendo de medo, seguimos em frente. Destaque para cada espaço temático como a área que simula um cemitério, que está chamando bastante atenção das pessoas. A proposta deste espaço é oferecer uma Leitura Deleite, mostrar que podemos ler em qualquer lugar e principalmente sepultar a preguiça de ler”, informou.
Presente no evento, a vice-prefeita e secretária de Educação de Barra Mansa, Fátima Lima, destacou a quantidade de pessoas que participaram. “Cada ano esse projeto se renova e fica melhor. Em 2024, os organizadores procuraram o tema do medo com as crianças. São diferentes tipos de medos que afetam as pessoas, tanto os mais novos, quanto os mais velhos. Achei muito interessante a adesão dos pais nesse evento”, disse Fátima, acrescentando que ficou muito contente com o trabalho promovido pelos servidores da Educação.
Aluno do 6º ano do Colégio Municipal Dr. Maurício Amaral, no bairro Vila Coringa, João Miguel dos Santos, destacou o que achou do projeto e disse que após essa experiência pretende ler mais. “Eu gostei muito, fui em tudo que tem no projeto. É muito importante vencer nossos medos. Eu, por exemplo, vou começar a ler mais depois que passei por esse evento”, ressaltou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.