A equipe da Secretaria de Saúde esteve presente na praça de Areia Branca para distribuir folhetos, informar e orientar a populaçãoRafael Barreto / PMBR
A psicóloga e gerente técnica de vigilância epidemiológica, Cristiane Macedo, explicou a importância da campanha. “Procuramos fazer essa sensibilização com a população para que as pessoas tenham o conhecimento da rede de apoio que nosso município tem. Além de também entender sobre os casos de abuso de forma que eles possam ser evitados”, frisou. “Damos orientação para a família sobre os tipos de violência, como elas acontecem, onde podem ocorrer e como ajuda para que assim a população fique sempre atenta ao tema”, finalizou Cristiane.
Por que dia 18 de Maio?
Em 18 de maio de 1973, uma menina capixaba, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, foi assassinada. Após seis dias, seu corpo foi encontrado com marcas de violência e abuso sexual e o rosto desfigurado por ácido. Os agressores nunca foram punidos. Depois de uma forte mobilização do Movimento em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes foi instituída a lei federal 9.970/2000 determinando o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Em caso de suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer tipo de violação de direitos contra crianças e adolescentes, denuncie por meio do:
· Disque 100 ou disque denúncia local
· Conselho tutelar
· Polícia Civil, Militar, Rodoviária Federal e delegacias especializadas
· Para crimes na internet, acesse: https://new.safernet.org.br/denuncie
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.