Após lockdown, Araraquara tem 2º dia seguido sem mortes por Covid-19
Após lockdown, Araraquara tem 2º dia seguido sem mortes por Covid-19Reprodução
Por ESTADÃO CONTEÚDO
São Paulo - A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, não registrou nenhum óbito pelo coronavírus nas últimas 24 horas. A marca é expressiva por ocorrer justamente no dia que o Estado teve recorde de óbitos por covid-19. O município está em "lockdown total", com forte restrição de circulação e funcionamento do comércio, desde 21 de fevereiro, quando identificou a transmissão local da variante P.1, descoberta inicialmente em Manaus. O prefeito Edinho Silva (PT) comentou nesta sexta-feira, 26, a situação do município, ao ser convidado para a coletiva de imprensa do Governo do Estado.
"Depois de ter um índice de contaminação de 53% das amostras remetidas aos laboratórios, ontem nós tivemos 7% de positivação", afirmou Silva, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. À época em que foi decretado o "lockdown total", o município se encontrava com todos os leitos de UTI ocupados e chegou a registrar 253 casos em um só dia, em 25 de fevereiro.
Publicidade
O movimento de "lockdown total" no município foi seguido pelas cidades da região. "Nós tomamos todas as medidas que devíamos tomar. O isolamento social é uma medida dura e só é tomada quando não há outro instrumento. Araraquara fez aquilo que a ciência diz que se deve fazer", defendeu Silva.
Ainda de acordo com ele, 50% dos pacientes internados hoje em Araraquara são de outros municípios. "Nós, graças à ampliação de leitos, com apoio do governo de São Paulo, já estamos ajudando as cidades da região."
Publicidade
Os dados de Araraquara destoam do restante do Estado, que nesta sexta voltou a bater seu próprio recorde de mortes pela covid, com 1.193 vítimas fatais da doença. Ao todo, já foram registrados 70.696 óbitos pelo coronavírus em São Paulo.