Astrazeneca vencida: dose deve ser reaplicada, diz entidade
Segundo nota da Sociedade Brasileira de Imunizações, quem tomou o imunizante fora da data de validade não precisa se preocupar com efeitos colaterais, mas deve voltar ao posto para receber a dose novamente
AstraZeneca vencida: dose deve ser reaplicada, diz entidade - Reprodução
AstraZeneca vencida: dose deve ser reaplicada, diz entidadeReprodução
Por iG
Brasília - Na tarde desta sexta-feira (2) foi anunciado que c erca de 26 mil doses da vacina da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios do Brasil. Apesar de não fazer mal, a vacina vencida não causa efeitos colaterais ou problemas à saúde, mas não oferece a proteção para a Covid-19, afirmou a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) ao Metrópoles.
"A administração de dose vencida não implica risco à saúde. No entanto, como não há certeza se pode haver prejuízo a eficácia, recomenda-se repetir a dose. Ainda não é possível afirmar se a dose adicional pode aumentar a possibilidade de eventos adversos", diz o pronunciamento da SBIm.
"As secretarias de Saúde e o Programa Nacional de Imunizações (PNI) devem apurar o ocorrido e verificar se as doses de fato foram aplicadas após o período estipulado ou se houve alguma inconsistência de informação", concluiu.
O Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19 afirma que pessoas vacinadas com imunizantes vencidos devem receber uma nova dose pelo menos 28 dias depois da aplicação fora da validade.
Apesar de "a administração de dose vencida não implica risco à saúde", a SBIm afirma que "ainda não é possível afirmar se a dose adicional pode aumentar a possibilidade de eventos adversos". Mesmo assim, o recomendado é repetir a dose.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.