O título de eleitor é um passaporte da democraciaTSE - Divulgação

O prazo para regularizar a situação eleitoral, transferir ou tirar a primeira via do Título de Eleitor se encerra em dois dias, e o alto número de acessos para resolver essa situação fez com que os portais e sistemas da Justiça Eleitoral apresentassem instabilidade nesta segunda-feira.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as áreas técnicas responsáveis por reestabelecer as páginas e dos sistemas afetados já estão trabalhando pela resolução do problema.
A data final para a regularização da situação eleitoral está prevista na Lei das Eleições, que exige que o fechamento do cadastro eleitoral seja feito 150 dias antes de cada pleito. O primeiro turno da votação será realizado no dia 2 de outubro e o segundo, caso seja necessário, ocorrerá em 30 de outubro.
De janeiro a março deste ano, o número de jovens, entre 16 e 18 anos, que tiraram o título de eleitor chegou a 1.144.481, deixando para trás os os números alcançados no mesmo período de 2014 e 2018, anos das duas últimas eleições. Segundo o TSE, o mês de março registrou um aumento de 45% na procura pela emissão do documento.
Saiba como tirar o Título de Eleitor
Para tirar seu título de eleitor, primeiramente é necessário digitalizar o seu documento oficial de identidade com foto (frente e verso), o comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço), o comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito) e o comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral).

Feito isso, acesse a página do Título Net e clique no link iniciar seu atendimento a distância.