Jô Soaresdivulgação

Rio - O corpo do apresentador Jô Soares foi cremado, na manhã deste sábado, em Mauá, cidade na região metropolitana de São Paulo. A cerimônia aconteceu de forma restrita a familiares e amigos próximos. O humorista faleceu, na sexta-feira, aos 84 anos, após passar uma semana internado no Hospital Sírio-Libanês para tratar uma pneumonia. A causa da morte não foi divulgada pela família.
A morte de Jô Soares comoveu o país e foi lamentada por famosos nas redes sociais. Roberto Carlos chegou a interromper um show que realizava, nesta sexta-feira, para homenagear o amigo. "Queria pedir a vocês que fizessem um aplauso muito especial para o meu querido amigo. Comoveu profundamente a ida dele para perto de Deus, é meu irmãozinho, Jô Soares. (...) Obrigado por tudo. Tudo aquilo que me fez sorrir e fez sentir. Obrigado, meu irmão, te amo!", declarou o Rei.
Já humorista Carlos Alberto de Nóbrega não segurou as lágrimas enquanto relembrava a amizade com Jô Soares em vídeo publicado no Instagram: "Eu queria que o meu choro fosse só meu, porque a vida não é só o sucesso, não é só o dinheiro, é o que a gente planta, são as amizades que a gente tem. Eu chorei a morte do maior gênio que surgiu na televisão brasileira", disse o comediante.
Ícone do humor
José Eugênio Soares, o Jô Soares, nasceu no dia 16 de janeiro de 1938, no Rio. O humor sempre foi sua marca registrada em todas as atividades, seja no teatro, na TV, no cinema, e na literatura. Jô se destacou por ser um dos principais comediantes do Brasil e é considerado um dos pioneiros do stand-up. O veterano participou de atrações que fizeram parte da história da televisão, como "A família Trapo" (1966), "Planeta dos homens" (1977) e "Viva o Gordo" (1981).
Filho único do empresário Orlando Heitor Soares e da dona de casa Mercedes Leal Soares, Jô Soares foi estudar em um colégio interno na Suíça aos 12 anos. Ele ficou por lá até os 17. Foi na Suíça que começou a se interessar por teatro e shows.
Em 1958, Jô estreou na TV. Ele participou do programa "Noite de Gala" e começou a escrever para o "TV Mistério", que contava com Tônia Carrero e Paulo Autran no elenco. Ambos eram exibidos pela TV Rio. Ainda na emissora, Jô esteve no "Noites Cariocas". Logo em seguida, ele também atuou e escreveu para humorísticos da TV Continental.
Em 1970, o artista assinou contrato com a TV Globo, onde ficou por 17 anos. Sua estreia foi no programa "Faça Humor, Não Faça Guerra", como roteirista. Em 1973, trabalhou em "Satiricom". Em 1977, se dividiu entre as funções de ator e redator no programa "O Planeta dos Homens", que ficou no ar até 1982. No entanto, Jô deixou a atração um ano antes para se dedicar ao projeto de "Viva o Gordo".
Seu contrato com a TV Globo chegou ao fim em 1987, e o artista estreou no SBT com o programa "Jô Soares Onze e Meia", que ficou no ar por 11 anos e rendeu mais de seis mil entrevistas. Ele voltou para a TV Globo no ano 2000, quando estreou o "Programa do Jô", que ficou no ar até 2016.
No dia 16 de dezembro de 2016, Jô Soares se emocionou em seu programa de despedida, em que entrevistou o cartunista Ziraldo. "Que alegria ver tantos amigos queridos aqui na plateia. O programa só durou esse tempo todo graças a essa equipe. Minha vida realmente mudou graças à plateia, sem vocês eu não existo. A todo esse pessoal, meu eterno beijo do Gordo".