Posse de Lula terá um esquema especial de segurança após escala de atos antidemocráticos no Distrito FederalAFP
Praça dos Três Poderes terá limite de 30 mil pessoas no dia da posse de Lula
Esquema de segurança será rígido com controle e revistas para que pessoas com acesso a Esplanada dos Ministérios
Brasília - O secretário de Segurança do Distrito Federal, Júlio Danilo, informou em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 29, que haverá revistas para que pessoas possam acessar a Esplanada dos Ministérios no dia da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo, 1º de janeiro. O acesso à Praça dos Três Poderes na posse se encerrará às 12h30 e haverá limite de 30 mil pessoas no local.
"Haverá controle rigoroso de trânsito no dia da posse", informou o secretário.
Ele também disse que o governo do DF estará atento a todas as movimentações na cidade e que as equipes de segurança estão comprometidas a garantir a segurança de todos.
Danilo disse que já foram realizadas mais de 50 reuniões para tratar de "diversas frentes relacionadas à segurança".
De acordo com o secretário, haverá mais de 46 delegações de outros países e que o festival a ser realizado na Esplanada dos Ministérios tem público estimado de 300 mil pessoas - fatores que também demandarão atenção. "A estrutura de segurança da posse é complexa e exige coordenação de todos", observou.
O secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, disse que o governo do DF está atuando em conjunto com a equipe de transição de Lula para garantir a segurança no dia. "Contamos que vai ocorrer tudo bem e estamos preparados para qualquer fato que venha a ocorrer", afirmou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.