Por marta.valim

A taxa de desemprego apresentou leve queda em abril, caindo para 4,9%, em relação aos 5% registrados em março, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE divulgada nesta quinta-feira. O resultado, contudo, é o pior para o mês na série histórica iniciada em 2002.

Em abril de 2013,  o desemprego foi de 5,8% da População Economicamente Ativa, ou 0,9 ponto percentual acima da taxa registrada em abril deste ano. 

O número de pessoas desempregadas se manteve em 1,2 milhão e não houve variação em relação a março. Na comparação com o mesmo mês de 2013, houve queda de 17% no número de desocupados.   

A renda média real dos trabalhadores ficou em R$2.028,oo, 0,6% abaixo da registrada em março e 2,6% acima da apurada em abril de 2013.

A Pesquisa Mensal de Emprego é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Em todas as seis regiões pesquisadas,  a taxa de ocupação se manteve estável em relação a março, com 22,9 milhões de trabalhadores.

A PME mostrou ainda que o número de empregados com carteira assinada no setor privado fechou abril em 11,7 milhões. O resultado é 2,2% maior que o registrado no mesmo mês de 2013, mas nã houve variação na comparação com março deste ano.

Você pode gostar