Búzios fortalece atendimento em saúde mental com inauguração do núcleo e novas iniciativasPrefeitura de Búzios
A coordenadora de Saúde Mental, Dayana Azevedo, reforça a importância da data. “O Dia Mundial da Saúde Mental nos leva a refletir sobre o bem-estar e a capacidade do indivíduo de lidar com os desafios da vida, desenvolver suas habilidades e contribuir para a comunidade”, afirmou.
Serviços e Iniciativas
O Núcleo oferece serviços como psiquiatria, psicologia e fonoaudiologia, além de contar com rodas de conversa, que integram o projeto terapêutico de Búzios. Esses atendimentos em grupo têm sido fundamentais para complementar os atendimentos individuais e criar um ambiente de apoio mútuo entre os pacientes.
Dayana ressalta que um dos grandes diferenciais do Núcleo é o espaço acolhedor e a equipe multidisciplinar, que garante um atendimento humanizado e personalizado. “Nosso maior desafio é conscientizar as pessoas sobre a importância de falar sobre suas dores emocionais e seguir o tratamento proposto pelos profissionais”, afirmou a coordenadora.
Conscientização e Prevenção
A Secretaria de Saúde tem trabalhado em parcerias com outras secretarias, como a de Educação e a da Pessoa com Deficiência, para promover palestras e ações educativas que incentivam o autocuidado e a prevenção de transtornos mentais. Entre as próximas iniciativas, estão as oficinas terapêuticas voltadas para crianças, adolescentes e adultos, que promovem o desenvolvimento de habilidades e a reintegração social dos participantes.
“O Núcleo de Saúde Mental atua com três pilares fundamentais: prevenção, percepção e tratamento, buscando também combater o estigma que ainda envolve os transtornos mentais”, conclui Dayana.
Próximos Passos
A Secretaria de Saúde pretende ampliar as atividades do Núcleo com novas oficinas terapêuticas, que terão o objetivo de desenvolver habilidades únicas em seus participantes e, futuramente, promover a exposição desses trabalhos.
O Secretário de Saúde, Leonidas Heringer, também destaca a importância dessas ações: “Queremos que essas oficinas não apenas ajudem no tratamento, mas também capacitem os participantes, para mostrar o quanto o cuidado com a saúde mental é essencial para o bem-estar da nossa população”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.