Água escura e com mau cheiro sendo despejada no mar Reprodução
De acordo com moradores, o problema ocorreu após a forte pancada de chuva que atingiu o município durante a tarde deste domingo (2). As imagens enviadas à redação registram uma linha de água preta se espalhando pelo mar, em plena área central da cidade — um dos pontos mais movimentados e turísticos de Búzios.
Comerciantes e frequentadores da região relataram preocupação com a recorrência desse tipo de situação, que se agrava em dias chuvosos. Segundo eles, o despejo irregular compromete a balneabilidade da praia e gera transtornos aos moradores e turistas.
Questionada, a Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal competente, informou que, uma equipe técnica esteve no local para apurar os fatos.
“Durante o período de chuvas, a galeria de drenagem pluvial extravasou, ocasionando o escoamento de água com coloração escura até a faixa de areia. Essa característica pode estar relacionada à coleta em tempo seco, bem como ao acúmulo de resíduos existentes na galeria ou carreados pela corrente de águas pluviais.
Na data de hoje, segunda-feira, 3 de novembro de 2025, a Prefeitura está oficiando a concessionária Prolagos para que apresente esclarecimentos e justificativas sobre a situação registrada e amplamente divulgada na mídia.
Reforçamos que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos. Por isso, orientamos moradores e estabelecimentos comerciais para que se adequem corretamente ao sistema de esgotamento existente em cada rua. Nos locais que ainda não possuem rede separadora absoluta, devem ser utilizados fossa, filtro e sumidouro de forma adequada. Já nas áreas onde a rede separadora está disponível, é obrigatório que todas as ligações estejam conectadas corretamente à rede da concessionária.
Caso sua residência ou estabelecimento ainda não esteja ligado à rede da Prolagos, orientamos que procure a concessionária para receber as instruções necessárias.
A Prefeitura segue acompanhando o caso e adotando todas as medidas cabíveis para garantir a preservação ambiental e a qualidade das nossas praias”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.