Os trabalhos foram iniciados na última segunda-feira, com máquina da própria prefeitura Foto Divulgação
Limpeza de canais visa reduzir riscos de alagamentos e facilitar irrigação
Ações estão acontecendo na Baixada Campista e devem ser concluídas dentro de 20 dias
Campos - Manter livres os cursos d’água, reduzindo os riscos de alagamentos em períodos chuvosos, assim como, em período de seca; além, de garantir água para agricultura, para o gado e ainda viabilizar a pesca. Estes são os objetivos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos dos Goytacazes (RJ), ao realizar a limpeza contínua dos canais do município.
As ações acontecem desde a última segunda-feira (30), com a máquina da prefeitura dragando o Canal Pensamento, que liga Lagoa Feia ao Canal Coqueiro, na Baixada Campista. Segundo o secretário Almy Júnior, os serviços devem permanecer por mais 20 dias: “Esta é a principal demanda dos agricultores da Baixada”.
Júnior ressalta que o governo municipal tem investido muito na limpeza e manutenção dos canais da Baixada Campista, beneficiando tanto os agricultores como a população: “Um canal como esse, assim como o Jenipapo, Coqueiro e outros, estamos priorizando por conta da falta de água. Há seis meses não chove na região. Estamos investindo substancialmente na segurança hídrica da Baixada”, relata.
O secretário aponta que o Canal Pensamento possui 10 quilômetros de extensão e a limpeza está sendo feita na retirada da vegetação: “Campos possui cerca de 1.400 quilômetros de canais. É bom deixar claro que a limpeza de canal não é responsabilidade da prefeitura, mas sim do governo do estado”, explica.
A iniciativa da secretaria de executar uma tarefa que caberia ao estado é justificada por Júnior: “Como a demanda no nosso município é bastante grande, criamos o Plano de Ação para Limpeza de Canais Urbanos e Rurais de Campos, por meio da Comissão Municipal de Recursos Hídricos”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.