Entre os serviços oferecidos durante o evento, as pessoas também puderam ser vacinadas Foto Valquiria Azevedo/Divulgação

Campos - A Secretaria de Saúde de Campos (RJ) fecha a semana prestando muitos atendimentos e orientações à população na Praça São Salvador (centro da cidade), quinta-feira (10), por conta do Dia Mundial da Saúde, celebrado segunda-feira (7). “Nós gostamos de cuidar de você!” foi o lema da blitz, realizada em parceria com o Hospital Geral ProntoCardio.
Nas tendas montadas em pontos estratégicos, as pessoas tiveram acesso à aferição de pressão arterial e glicemia; pesagem; cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC); orientação nutricional; importantes componentes no controle da de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes; além de vacinação de rotina, gripe e covid-19.
“A cooperação entre o setor público e a iniciativa privada na área da saúde configura-se como uma estratégia fundamental para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados, o estímulo à inovação e a atuação eficaz diante de cenários críticos”, comenta a diretora de programas especiais da Secretaria de Saúde, Francielle Oliveira, ao avaliar a importância da iniciativa.
“Tal parceria possibilita a implementação de programas preventivos, campanhas de vacinação e ações voltadas à promoção da educação em saúde”, realça Francielle. Houve também orientação sobre empreendedorismo, por conta da Vigilância Sanitária (Visa) que abordou como sair da clandestinidade e fazer a adesão ao Microempreendedor Individual (MEI).
AÇÕES DA VISA - A equipe também tratou das formas de regularização junto a Vigilância; testes que apontam se mel está fraudado; alerta sobre o leite da roça (clandestino e perigoso); demonstração dos selos de inspeção; e de jogos educativos para as crianças, que ainda recebem um mimo pela interação. “Ensinamos tudo isso de uma forma lúdica e didática”, resume a assessora da Visa, Vera Cardoso de Melo.
“As crianças adoram brincar, pois são jogos de memória, de certo ou errado, e ganham bala, brindes e isso é uma forma fácil de estar multiplicando conhecimento em relação à Vigilância Sanitária, além de desmistificar um pouco a informação de que a Visa é simplesmente um órgão punitivo, o que não é”, explica Vera Cardoso enfatizando: “Nós somos um órgão educativo”.
Outras ações da blitz foram orientar e encaminhar paciente para o Programa de Controle de Tabagismo; saúde mental; saúde bucal com distribuição de kit odontológico; brindes ofertados pelo ProntoCardio; distribuição de preservativo feminino e masculino; gel lubrificante e folders informativos sobre sífilis, HIV e hepatites virais pelo Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP); e apresentação de capoeira com Nação Goitacá, por intermédio da Fundação Municipal de Esporte (FME).