Premiação aconteceu na tarde dessa sexta-feira, no Rio de Janeiro, com participação de Felipe Knust Foto Divulgação

Campos – A estratégia de apoio aos pequenos e microempreendedores garante ao governo de Campos dos Goytacazes a liderança no ranking do interior do estado do Rio de Janeiro. Pela qualidade e quantidade de atendimentos, o município recebeu o Selo Ouro do Sebrae "Sala do Empreendedor - Referência em Atendimento", nessa sexta-feira (11).
Destaque foi motivado pelo trabalho desenvolvido entre 2021 e 2024 pelo Espaço (Sala) do Empreendedor. Campos liderou o ranking dos municípios fluminenses, com 11.237 atendimentos, somente no ano passado; nos últimos quatro anos, o município aumentou em 33% o número de Microempreendedores Individuais (MEIs). Com o de Campos, são 85 as Salas do Empreendedor em parceria do Sebrae com as prefeituras no estado.
A premiação no Espaço Costa Hall, centro do Rio de Janeiro. Campos não mereceu apenas o Selo Ouro; foram reconhecidos como destaques por melhores atuações os atendentes da sala campista Erick Batista, Brenda do Nascimento, Brendha Emily e Guilherme Gomes. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, comemora e destaca a importância as micro e pequenas empresas na geração de empregos.
“Elas são responsáveis por aproximadamente 80% dos postos de trabalho com carteira assinada no país”, lembra o secretário assinalando que esse desempenho destaca a importância dos pequenos negócios como motores da economia de Campos e do país, contribuindo significativamente para a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico sustentável.
Na opinião de Silva, é por meio da força e da criatividade desses empreendedores que Campos tem avançado na geração de emprego, renda e oportunidades. O subsecretário Felipe Knust, que participou da premiação, reforça que o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho sério, comprometido e transformador.
“O Espaço do Empreendedor de Campos é um verdadeiro ponto de apoio para quem sonha em empreender, oferecendo orientação, capacitação e incentivo para que cada microempreendedor possa crescer com segurança e autonomia”, analisa Knust para quem o Sebrae é considerado um parceiro indispensável nessa jornada.
MOTIVAÇÃO - “O Sebrae oferece apoio com conhecimento técnico, estratégias e inspiração para fortalecer ainda mais o ambiente de negócios em Campos”, exemplifica o subsecretário relatando: “Seguimos firmes no propósito de tornar Campos uma referência em desenvolvimento econômico, gerando oportunidades e melhorando a vida de quem escolhe empreender”.
Knust contabiliza que na gestão do prefeito Wladimir, foram adotadas inúmeras medidas para ampliar e otimizar o atendimento aos micro e pequenos empreendedores do município: “Entre as melhorias implementadas, estão a reestruturação do Espaço do Empreendedor; a concentração de diversos serviços em um único local; e a criação de um núcleo no Farol de São Tomé, com o objetivo de descentralizar o atendimento e facilitar o acesso da população”.
As iniciativas citadas já tinham proporcionado a Campos a o Selo Prata do Sebrae em 2024. “Outro pilar fundamental foi a qualificação dos MEIs. Ao longo de 2024, o Espaço promoveu o ciclo de palestras "Empreender e Crescer: O Caminho para o Sucesso", com temas como planejamento de negócios, uso de mídias digitais, emissão de nota fiscal, gestão financeira, capital de giro e organização do fluxo de caixa. Promoveu também eventos especiais durante a Semana do Empreendedor e palestras semanais voltadas aos novos MEIs”, conclui.
DEVER CUMPRIDO - "O sentimento é extraordinário, de dever cumprido, de muita dedicação de todo o time do Sebrae e, principalmente, da integração com o time da Sala do Empreendedor de Campos", enaltece o gerente regional do Sebrae, Guilherme Reche acrescentando: "A gente tem a certeza de que todo mundo faz o seu trabalho, a sua missão diária de orientar aquele que quer abrir um negócio, que quer empreender”.
A responsável pelo gerenciamento do Espaço do Empreendedor, Laryssa Batista, exalta ou o trabalho dos funcionários: “Temos uma equipe altamente comprometida, que não mede esforços para oferecer o melhor atendimento à população. Esse prêmio é compartilhado com eles”.
Laryssa cita que somente este ano, já foram feitos mais de 3.100 atendimentos. Ela observa que o número de Salas do Empreendedor vem aumentando no estado do Rio: “Eram 63 em 2022 e já são em 85 em 2025, com previsão de abertura de mais cinco este ano. Em 2024, elas fizeram 178.304 atendimentos a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte”.