O secretário municipal Paulo Hirano apresentou à equipe presidencial toda estrutura do Ferreira Foto Isabella Corrêa/Divulgação
Equipe presidencial escolhe o HFM para suporte em caso de intercorrência
Hospital Dr. Beda também é referência para atendimento médico durante visita do presidente Lula a Campos
Campos – Em caso de intercorrência durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Campos (RJ), nesta segunda-feira (14), onde cumprirá agenda oficial, o Hospital Ferreira Machado (HFM) foi escolhido para dar suporte médico, juntamente com o Hospital Dr. Beda. Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, a solicitação foi feita pela Secretaria-Geral da Presidência à Fundação Municipal de Saúde (FMS).
“Receber o presidente da República é uma honra para Campos. Estamos inteiramente à disposição da presidência e do Ministério da Saúde, oferecendo não apenas a estrutura física do HFM, mas também todo o suporte de transporte, com o SAMU e ambulâncias prontas”, comenta Hirano adiantando que também será montada uma estrutura no evento e: “Se necessário, outras unidades de saúde da cidade estarão de prontidão”.
O presidente Lula inaugura a nova sede da Universidade Federal Fluminense (Uff), em Campos dos Goytacazes (RJ), às 16h de (14). O ministro da Educação, Camilo Santana, também estará presente; além de várias outras autoridades federais, estaduais e municipais. A cerimônia será no auditório da universidade e está previsto, também, o anúncio de diversos projetos co foco na educação.
A equipe da presidência visitou o HFM na manhã desse domingo (13), para conhecer a estrutura da unidade. “Foram discutidas questões relacionadas à segurança, logística de transporte com ambulância, acesso ao hospital e estrutura disponível. A comitiva percorreu o pronto-socorro, passando pelos setores de politrauma, imagem (tomografia, raio-x e ultrassom), e também visitou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, relata o secretário.
Hirano afirma que toda logística foi cuidadosamente pensada para garantir a segurança do presidente e da população: “Temos ainda o SOS Coração, que já salvou mais de 450 vidas. É um programa inovador, que conta com a parceria da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Álvaro Alvim, e reforça nosso compromisso com o cuidado à vida. Havendo necessidade de hemodinâmica e ressonância, serão feitos no Dr. Beda”.
O Dr. Beda do Grupo Imne (Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia) foi escolhido para pronto atendimento motivado por qualquer intercorrência ao presidente Lula e sua comitiva. Não é a primeira vez; em 2007, quando Lula esteve em Campos para inaugurar o Instituto Federal Fluminense (IFF) de Guarus, o Beda também foi referência para a comitiva.
HOSPITAL REFERÊNCIA - O presidente da FMS, Arthur Borges, destaca a importância da visita técnica: “A preparação para recepcionar o presidente Lula foi muito importante. Tivemos a oportunidade de apresentar à equipe médica da presidência nossa estrutura completa”, assinala Borges exaltando: “O HFM é uma referência regional em atendimento de trauma. Toda essa estrutura estará disponível para qualquer eventualidade durante a visita presidencial”.
O superintendente do HFM, Guilherme Rangel, diz que na sexta-feira (11), recebeu contato da equipe médica da presidência solicitando apoio durante o evento: “Imediatamente nos colocamos à disposição com toda a nossa estrutura. O HFM será referência no atendimento à comitiva presidencial, ao presidente e também à população que participará do evento”.
Rangel lembra que o Ferreira Machado tem 73 anos de atuação: “O hospital é referência em urgência e emergência no Norte Fluminense, contando com cerca de 1.700 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas e demais servidores da área médica e administrativa”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.