Felipe Knust incentiva que cadastramento permite ao artesão dar entrada na Carteira Nacional Foto Divulgação
Cadastro valoriza artesanato e quem é do ramo em todo município
Ação é desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Fundação Cultural
Campos – A valorização do artesanato produzido na Baixada Campista é priorizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campos dos Goytacazes (RJ), em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (Fcjol). Um dos passos é o Cadastro Municipal de Artesãos, pelo qual o interessado pode obter a Carteira Nacional do Artesão. A iniciativa é focada em todo município.
Quarta-feira (25), a ação aconteceu no espaço Crochetando Amizades, na localidade de Poço Gordo. O cadastro faz parte do recém-criado Programa do Artesanato Campista, com propostas de mapear, orientar, fomentar, classificar e qualificar os artesãos e artesãs locais.
“A partir do cadastro, será possível direcionar melhor as políticas públicas do município ligadas a esta atividade econômica e cultural”, comenta o gerente de Economia Solidária, Pedro Barcelos, acentuando: “Sabemos da força e riqueza cultural do artesanato da Baixada Campista. Por isso estivemos em Poço Gordo, com expectativa de cadastrar muitos profissionais”.
Houve desdobramento nessa quinta-feira (26), na Casa de Cultura do Farol de São Thomé. Segundo o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, a secretaria já tem outras datas agendadas para o cadastro dos artesãos: segunda-feira (30), de 14 às 16h, será na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho (Goitacazes); e terça-feira (01/07), no mesmo horário, no Teatro Trianon.
ATENÇÃO ESPECIAL - Knust explica que os artesãos poderão ainda dar entrada na Carteira Nacional – documento que permite ao trabalhador do artesanato ter acesso às políticas públicas desenvolvidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro e Coordenações Estaduais.
O subsecretário orienta que os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência em Campos, três fotos de trabalhos prontos e senha gov (caso não tenha, poderá solicitar uma senha provisória no INSS da Rua 13 de Maio – Centro). No momento do cadastro, o profissional precisa apresentar um trabalho iniciado para conclusão no local (vídeo de habilidade).
“Sabemos do compromisso do prefeito Wladimir Garotinho com o fortalecimento do artesanato e da Economia Solidária em Campos”, pontua acentuando: “Esses segmentos têm recebido atenção especial, por sua grande capacidade de gerar emprego, renda e inclusão produtiva, contribuindo para um desenvolvimento mais justo e sustentável em nosso município”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.