Ranulfo avalia que pagamento em dia reflete na movimentação de setores como comércio e serviços Foto Reprodução j3news
Salários de junho e primeira parcela do 13º serão pagos na segunda-feira
Valor da folha é R$ 176.594.984,53; montante contribui para aquecer economia local
Campos - “Esta antecipação irriga a demanda por bens e serviços na economia campista, fortalece a fixação de empregos em setores importantes como o comércio e os serviços pessoais, cujo movimento tem estreita correlação com a massa de salários que circula na economia local”. Quem afirma é o economista Ranulfo Vidigal, ao comentar o pagamento referente ao mês trabalhado e a primeira parcela do 13º salário, pela prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ), na próxima segunda-feira (30).
O anúncio da antecipação de 50% do 13º, juntamente com os salários de junho, foi feito nesta sexta-feira (27) pelo prefeito Wladimir Garotinho. Também diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Vidigal lembra que a prática acontece desde 2021: “Os servidores recebem no último dia útil do mês de junho; o valor da folha de pagamento é de R$ 176.594.984,53”, confirma.
O economista ratifica que os recursos contribuem para aquecer a economia local, gerando e mantendo postos de trabalho em vários setores: “Contribuiu para a movimentação, principalmente, em setores como comércio e serviços, como é possível registrar nos dias seguintes ao pagamento; estabelecimentos que trabalham com produtos de festas e vestuário também registram movimento maior neste período, com as festas juninas e julinas, além de shows regionais e nacionais em Campos e região”.
O secretário de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Fellipe Augusto Almeida, lembra que o pagamento segue calendário anual divulgado pela prefeitura no início deste ano: “Recebem nesta segunda servidores do quadro permanente, como os concursados, que são maioria, os cargos comissionados, estagiários, conselheiros tutelares e prestadores de serviço. Desde 2021, os servidores voltaram a receber a primeira parcela do 13º salário antecipadamente”.
Almeida reforça avaliação de Vidigal: “Com pagamento em dia, os servidores contribuem para aquecer a economia, seja fazendo compras ou efetuando seus pagamentos. Além disso, estamos em uma temporada de festas, que acabam movimentando toda cadeia produtiva. Desde 2021, a prefeitura vem mantendo os pagamentos em dia e assegurando aos servidores a garantia dos seus direitos trabalhistas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.