Viviane informa que resultados do Saeb serão divulgados pelo Inep em 2026, subsidiando políticas públicas educacionais Foto Divulgação/Seduct
Educação investe na qualidade do ensino através do Mobiliza Saeb 2025
Mobilização em Campos está programada para o dia nove, no Trianon; foco principal é a melhoria dos índices educacionais do município
Campos - Professores, alunos, pedagogos, diretores, equipe que atua na sede da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e toda comunidade escolar da rede municipal de Campos dos Goytacazes (RJ) estarão envolvidos no Mobiliza Saeb 2025, no próximo dia nove, das 9h às 11h30, no Teatro Trianon.
Realizado pela Seduct, será um dia especial de mobilização voltado ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O foco principal é a melhoria dos índices educacionais do município. Serão apresentados dados sobre o desempenho das escolas municipais nas últimas edições do Saeb, além da exposição de estratégias e metas para alcançar avanços significativos na educação de Campos.
Segundo a secretária de Educação, Tânia Alberto, dezenas de medidas já vêm sendo implantadas em Campos desde 2021, para a melhoria dos índices da educação pública. “Este ano, as ações iniciariam no início do ano letivo. No entanto, o DIA D marcará a ampla mobilização de engajamento e preparação para as avaliações. É uma oportunidade de mostrar que todos nós somos muito bons em educação, ensinar e aprender”.
Na opinião da diretora pedagógica da secretaria, Viviane Terra, o Mobiliza Saeb representa uma culminância de uma série de mobilizações, encontros, ações pedagógicas, capacitações e de acompanhamento com foco na elevação dos índices educacionais e na busca contínua pela qualidade da educação: “Quero convidar quem faz parte da nossa rede, para firmarmos juntos o nosso compromisso com o Saeb”.
Viviane pontua que diversas formações estão sendo ofertadas este ano, visando fortalecer as práticas pedagógicas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, preparando os professores para ajudar a alcançar melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. “O Saeb é um instrumento estratégico para a educação e permite identificar avanços e desafios na aprendizagem”.
CAPACITAÇÃO - “Também contribui para apoiar o planejamento pedagógico das escolas e orientar as políticas públicas voltadas à equidade e à qualidade da educação”, acrescenta a diretora apontando que, na última quarta-feira (3), mais uma capacitação aconteceu no auditório da sede da prefeitura, com o tema ‘Construindo Futuros: Estratégias para o Ideb’, voltada à equipe técnica da Subsecretaria de Ensino da Seduct.
Aplicado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC), em parceria com estados e município, o Saeb é uma das principais ferramentas de diagnóstico da educação brasileira. Os indicadores das provas servem de base para o cálculo do Ideb. As provas nacionais estão previstas para serem aplicadas entre 20 e 31 de outubro.
Em Campos, este ano, 108 escolas vão participar das avaliações, sendo 3.641 alunos, aproximadamente do 5º ano de escolaridade e 1.550 alunos do 9º ano, totalizando 5.191 estudantes. Viviane enfatiza que o objetivo é produzir indicadores educacionais para o Brasil, estados e municípios, avaliando a qualidade, equidade e eficiência da educação básica. Os resultados, associados ao Censo Escolar, compõem o Ideb, principal indicador da educação nacional.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.