Secretaria de Saúde disponibiliza as doses em35 salas de vacinação distribuídas pelo município, diariamente Foto César Ferreira/Divulgação

Campos – A baixa cobertura vacinal contra dengue é considerada baixa em Campos dos Goytacazes (RJ). A aproximação do verão, que começa oficialmente em 21 de dezembro, período em aumenta a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença, preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que aleta quem ainda não tomou a segunda dose da vacina a procurar um dos postos de vacinação.
“Quem ainda não tomou a primeira dose também pode se dirigir a uma das unidades”, orienta o coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI), Leonardo Cordeiro. Ele reforça orientação aos pais e responsáveis legais que levem os filhos para tomar a segunda dose da vacina contra a dengue. Quem ainda não tomou a primeira dose também pode se dirigir a uma das unidades.
Fazem parte do público-alvo crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, cerca de 34.100 - somente 5.811 receberam a primeira dose e 693 a segunda. O intervalo entre uma dose e outra é de 90 dias. “Apenas pouco mais de cinco mil adolescentes receberam a primeira dose”, ratifica Leonardo.
O coordenador frisa que com a proximidade do verão, aumenta o risco de proliferação de mosquitos e, consequentemente, de casos de dengue: “Portanto, aproveitando a disponibilidade da vacina, é recomendável a imunização agora, antes do início da estação chuvosa”. Ele aponta que as doses estão disponíveis em 35 salas de vacinação distribuídas pelo município.
É necessário apresentar documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina “A vacina contra a dengue é segura e eficaz, protege contra até 90% dos casos mais graves. Quem ainda não tomou a vacina, tome a primeira dose e, caso tenha tomado a primeira dose há mais de 90 dias, procure nossas unidades para tomar a segunda dose”, incentiva o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro.
De 1º de janeiro e 31 de outubro, Campos registrou 265 casos confirmados de dengue, com um óbito - paciente de 53 anos. No mesmo período, ainda foram confirmados 99 casos de chikungunya, também transmitida pelo Aedes aegypti, incluindo um óbito, de paciente de 80 anos. Os locais de vacinação funcionam de segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h.