A doação é feita em um sistema de segurança total na estrutura do hemocentro, em anexo do Ferreira Machado Foto Divulgação
Hemocentro recebe o apoio de 30 igrejas em movimento para doação de sangue
Organizada pela Associação Evangélica de Campos, campanha foi iniciada sexta-feira e vai até esta segunda no HRC
Campos - “Cristo na Veia – Doe vida, Compartilhe Fé!”. Este é o tema de campanha organizada pela Associação Evangélica de Campos dos Goytacazes (RJ), com início sexta-feira (12) e encerramento previsto para esta segunda-feira (15), focada no Hemocentro Regional do município, que atende a toda demanda transfusional do norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro.
A campanha integra o calendário de ações da associação, que há 35 anos trabalha pela união das igrejas e pela promoção social no município; mobiliza 30 igrejas, cada uma comprometida em enviar dez candidatos à doação por dia. O HRC está localizado em anexo do Hospital Ferreira Machado e está com decoração especial para receber os voluntários.
Além de balões e um grande banner alusivo à campanha, foi providenciada uma mesa para lanche dos doadores. A assistente social do HRC, Maria Gonçalves, comenta que a ação é oportuna: “É extremamente bem-vinda, ainda mais agora, no fim do ano, quando o número de doadores costuma cair bastante”.
A unidade atende a 25 municípios e, na opinião da assistente social, campanhas como essa motivam tanto quem já doa quanto quem nunca doou: “Muitas pessoas se sentem mais seguras e confortáveis para doar quando vêm em grupo. São 30 igrejas envolvidas, um contingente muito expressivo. Estamos prontos para receber todos eles”.
A campanha é aberta ao público em geral. Maria Gonçalves incentiva: “Se você não faz parte dessas igrejas, pode vir também. Chame seus amigos, sua família, seus colegas de trabalho. É um período de festas, mas também de aumento da necessidade de transfusões. Toda doação é importante”.
DIA DA BÍBLIA - Organizador da iniciativa, o pastor Renan ressalta que o movimento celebra o Dia da Bíblia, comemorado em dezembro: “A Associação Evangélica realiza, ao longo do ano, eventos importantes como o Dia do Pastor, a Marcha para Jesus e o Dia da Bíblia. Todas essas ações têm o propósito de servir à população”.
O pastor detalha que, para marcar o Dia da Bíblia, foi lançado o ‘Projeto Cristo na Veia’, com a meta de levar 300 doadores ao hemocentro nos dias 13, 14 e 15 de dezembro: “Campos tem cerca de 180 mil evangélicos, e nosso desejo é que, pelo menos, 10% deles se tornem doadores comprometidos com o hemocentro. Os voluntários que participam da ação recebem a camisa oficial da campanha”.
Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 kg; não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal; apresentar documento oficial com foto.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.