Parte da área de estacionamento no Cais da Lapa, no centro da cidade, está tomada pelas águas do rio Foto Rodrigo Silveira/Divulgação

Campos – O Rio Paraíba do Sul continua invadindo áreas baixas da margem, em Campos dos Goytacazes (RJ); mas registra baixa de 30 centímetros, em 24 horas - após atingir 8,72 metros, amanheceu com 8,42 nesta quarta-feira (11). As chuvas também deram uma trégua e a previsão é de que o tempo se mantenha firme.
Embora o nível normal do rio no município seja em torno de seis a sete metros, o volume excessivo ainda não traz transtorno; porém, tomou a maioria do estacionamento do Cais da Lapa, no centro da cidade . O secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, afirma que o órgão segue monitorando e que a tendência é que o rio continue baixando ao longo do dia.
“O Centro de Monitoramento de Desastres da Defesa Civil vem trabalhando incessantemente com o objetivo de manter a população cada vez mais tranquila em relação às fortes chuvas e às consequências dessas fortes chuvas”, ratifica o secretário realçando que há uma atenção muito especial com relação à elevação da cota do Rio Paraíba.
Quanto às chuvas, Pascoutto assinala que a previsão é de trégua a partir de quarta-feira (11): “Estamos observando que, apesar de esses acumulados terem trazido alguns transtornos para os nossos munícipes, desta quinta-feira (12) em diante teremos mais possibilidade de ter a presença do sol, e essa intermitência de chuvas vai começar a diminuir bastante”.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às informações emitidas pelo órgão: “O Paraíba ainda não traz qualquer problema para nós, aqui na nossa região; mas a população precisa estar mais atenta às informações emitidas; porque a todo momento estaremos disponibilizando para que a todos tenham a tranquilidade de saber sobre essa questão climatológica no nosso município”, reforça Pascoutto.