Claudia Helena Fragoso falou sobre a importância da alimentação saudável Foto Decom/Divulgação

Carapebus – Com o objetivo de reduzir a demanda reprimida na rede de saúde pública do município, o governo de Carapebus (RJ) adotou um sistema de mutirão, oferecendo atendimentos médicos, medidas antropométricas, vacinação, agendamento de preventivo e demais orientações descentralizados.
As ações são desenvolvidas por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que na última terça-feira (14) também iniciou a Campanha Novembro Azul, na ESF Capelinha, com palestra do fisioterapeuta e coordenador do Programa do Trabalhador, Jocimar Estulano, sobre a prevenção do câncer de próstata.
O foco geral foi saúde masculina, com abordagens (para um público também feminino) sobre importância da alimentação saudável feitas pela coordenadora do Programa do Idoso, Claudia Helena Fragoso, indicando alimentos que contribuem para o bem-estar geral e ajudam a prevenir o câncer de próstata.
Também foram feitos esclarecimentos a respeito de doenças sexualmente transmissíveis, reforçando a importância da prevenção; a palestrante foi a enfermeira e coordenadora do Programa IST/Aids, Mirian Soares de Souza. Quanto ao Mutirão da Saúde, foi realizado na localidade de Itaquira, nesta quinta-feira.
O mutirão aconteceu na Associação dos Produtores Rurais, no Assentamento 25 de Março. O Departamento de Comunicação (Decom) explica que essa é mais uma iniciativa da gestão pública municipal, para atender a demanda por exames e consultas com especialistas e
também atualizar cadastros.
A atualização é referente aoo cadastro dos usuários nos programas que são desenvolvidos nas unidades de saúde: “O resultado esperado dessa estratégia é a melhoria na qualidade de vida do cidadão”, resume o Decom.