As mulheres foram alertadas para a importância dos exames preventivos e detecção precoce do câncer de mama Foto Divulgação

Carapebus – “Essa ação mostra o quanto nossa cidade se preocupa com o bem-estar das mulheres. Temos profissionais dedicados e uma gestão que entende que cuidar da saúde é investir na qualidade de vida”. A manifestação é do secretário de Saúde de Carapebus (RJ), Marcelo Queiroz, ao comentar a campanha Outubro Rosa no município.
Por iniciativa do Ministério da Saúde, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 em nível nacional. No entanto, somente em 2018 foram instituídas por lei federal. O governo de Carapebus tem desenvolvido e nesta quarta-feira (22) montou estrutura na Praça Octacílio Antônio de Souza, mais conhecida como Cordeiro.
Mulheres e profissionais de saúde interagiram focados na importância de ações preventivas e do diagnóstico precoce da doença. “Outubro Rosa é uma campanha de conscientização; o prefeito Bernard Tavares tem sido um grande parceiro nesse trabalho, sempre apoiando e incentivando projetos que transformam vidas”, ressalta Marcelo Queiroz.
Na avaliação do secretário, a iniciativa - promovida pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde da Mulher - refletiu a preocupação do governo municipal: “Mais do que uma campanha, o foi um lembrete de que prevenir é um gesto de amor. Reafirmamos nosso compromisso com a saúde, o acolhimento e o cuidado com a vida”.
PRINCIPAIS DICAS - Além de profissionais da coordenação do Programa Saúde do Idoso e do Saúde da Família, o evento envolveu também o grupo Vivendo com Saúde. Houve palestras educativas, exames rápidos de glicemia, atividades recreativas e bate-papos sobre experiências de superação.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres. No Brasil, o índice atinge a aproximadamente 73.610 novos casos por ano (estimativa para o triênio 2023-2025), com incidência de cerca de 41,89 casos por 100.000 mulheres.
O Ministério da Saúde aponta, entre dicas de prevenção: manter uma alimentação saudável e equilibrada; praticar atividades físicas regularmente; controlar o peso corporal; evitar ou limitar o consumo de álcool; não fumar; amamentar pelo maior tempo possível; e fazer exames preventivos regulares.