Na programação, um dos quadros principais é focado na apresentação de atrações culturais locais Foto Divulgação
Festival Energia para Ler é valorizado por talentos culturais de Carapebus
Cidade é a 45ª do estado do Rio a ser contemplada; será a partir desta quarta-feira, até sexta, na Praça Frei Baltazar
Carapebus – Literatura, arte, cultura e educação marcam fortemente o município de Carapebus (RJ), a partir desta quarta-feira (5), até sexta (7), por conta do Festival Literário Energia para Ler, na Praça Frei Baltazar. A iniciativa é da Motivos Produções, com patrocínio da Enel e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Idealizado por Flávio Valadares e Rodrigo Lobo - que conduzem o l Simpósio de Educação e Cultura, programado para quinta-feira (6), a partir das 18h -, o festival percorre o estado desde 2021. Carapebus é a 45ª cidade contemplada, tendo como destaque o Momento Talentos da Terra, realizado nos três dias, com apresentações de alunos das creches e escolas da rede municipal.
Está também confirmada, no quadro Conexão Jovem, a participação da ginasta olímpica Daniele Hypólito, em roda de conversa sobre esporte e superação, sexta-feira , a partir das 13h30. Produtora do festival, Cristina Bastos aponta que o evento se consolidou como um movimento transformador, que une escolas, comunidades, artistas locais e nacionais.
“A programação também contará com o Happy Hour Luzes da Cidade, apresentando musicais de cantores locais, como Lenildo e Vital, que no último dia de evento dividirão o palco”, assinala Cristina realçando: “Encerrar a quinta temporada em Carapebus tem um significado especial. São anos de estrada, 45 cidades, milhares de crianças, professores e famílias impactadas”.
PÚBLICO INFANTIL - A produtora explica que a programação infantil é um dos grandes sucessos do festival, sob direção de Letícia Prado, da Agitação Festas: “Em Carapebus, o público poderá assistir às peças ‘As Aventuras de João e Maria’, ‘Fábula – O Leão e o Ratinho’, ‘As Aventuras de Ariel’ e ‘Agitação, o Musical’, além de participar de brincadeiras’.
Letícia comenta que é emocionante ver o brilho nos olhos das crianças: “Cada espetáculo, cada brincadeira, é pensado para despertar nelas o amor pela arte e pela leitura”. Da programação constam, ainda, Café Literário ‘Carapebus tem história e literatura’, e premiação do concurso ‘Luzes da Cidade’.
O diretor de Comunicação da Enel no Brasil, Hélio Muniz, assinala que, para a companhia, participar dessa iniciativa é fortalecer laços com a comunidade e incentivar o acesso democrático à leitura e às artes, especialmente para crianças e jovens: “Acreditamos que investir em conhecimento é apostar no futuro e na coletividade”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.