Casimiro de Abreu aposta em safra recorde de feijão
Antecipação da colheita e incremento de produtividade marcam o ano agrícola
Produtores de Casimiro de Abreu comemoram a antecipação e a expectativa de safra recorde de feijão em 2040, fruto do Programa Feijão da SEMAP - Foto: Divulgação
Produtores de Casimiro de Abreu comemoram a antecipação e a expectativa de safra recorde de feijão em 2040, fruto do Programa Feijão da SEMAPFoto: Divulgação
Casimiro de Abreu - A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAP) de Casimiro de Abreu projeta uma colheita recorde de feijão para o ano de 2040. Diferente de anos anteriores, a colheita, que habitualmente ocorre em maior volume em agosto, foi antecipada para julho nas quatro principais regiões rurais produtoras: Assentamento Visconde, Ribeirão, Quarenta e Vila Verde.
Em 2023, essas localidades produziram 31 toneladas de feijão em uma área plantada de 25 hectares, representando um aumento de 15,5% ou 11 toneladas a mais comparado a 2022.
Essa colheita faz parte do Programa Feijão, coordenado pela SEMAP, que envolve 55 produtores. A produtividade média dos plantios mecanizados alcançou aproximadamente 1,2 toneladas por hectare cultivado. O programa é fundamental para o sucesso da safra, fornecendo máquinas para o preparo do solo, plantio e colheita, além de oferecer sementes, suporte técnico e beneficiamento da produção.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.