Ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto AraújoValter Campanato / Agência Brasil
O comandante turco e um passageiro espanhol foram presos. A PF não dá mais detalhes do flagrante que, segundo consta, seria parte de uma investigação já em andamento.
Antes do flagrante, virou piada entre policiais a resposta do espanhol, indagado sobre o que veio fazer no Brasil: turismo no aeroporto de Guarulhos. Foi o suficiente para o delegado desconfiar.
A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado estudam fazer uma proposta ao governo federal para assumir a Cinemateca, cujo prédio-sede é da gestão municipal.
O ex-chanceler Ernesto Araújo (FOTO) reuniu-se com Roberto Jefferson e foi convidado pelo presidente do PTB a filiar-se ao partido. Há indicativo de que o diplomata pode disputar uma vaga na Câmara Federal. Como publicamos, o presidente Bolsonaro quer fazer uma bancada forte no Congresso na eleição do ano que vem. E incentiva subordinados.
Cabe no crachá?
A pastora Morgana, mulher de confiança do presidente Bolsonaro na Paraíba, retorna ao governo. Ela recusou convite da ministra Damares Alves, mas aceitou o chamado do próprio chefe da nação. Morgana será coordenadora-geral da Comissão Interministerial de Avaliação do Departamento de Gestão e Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. (Ufa!). O que ela vai fazer?, também não entendemos, mas a nominação deve caber no crachá.
Uma reportagem publicada no início dos anos 1990 em jornal do Rio, da repórter Daniela Sholl, e que circula desde ontem em grupos de WhatsApp, deixa Bolsonaro em situação constrangedora. À época, em reunião com militares que defendiam mais nomes da classe nas eleições, o então deputado defendeu veementemente o voto eletrônico.
Toma posse hoje como presidente Superior Tribunal Militar (STM) o Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, com a aposentadoria do ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos. Viveiros tem 46 anos de serviços à Marinha.
A oposição, especialmente o PSOL, anda intransigente quando o assunto é Israel. Dois acordos firmados pelo Brasil, um deles de 2010, não foram votados ontem na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Por pura implicância da esquerda. O PSOL deixou claro que, enquanto o presidente for Bolsonaro, acordo com Israel não passa.
Um dos acordos, sobre informação classificada, pretende apenas adequar um assinado por Lula da Silva, à Lei de Acesso à Informação. Já o de segurança pública e combate ao crime organizado foi vetado por ter sido assinado por Bolsonaro e ser relatado pelo filho deputado, Eduardo.
São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Campos do Jordão, Natal, Goiânia e Florianópolis foram os destinos mais procurados por passageiros da ClickBus, aplicativo de venda de passagens, durante julho.
Esplanadeira
# BID lança Plataforma Enerflix, que oferece cursos gratuitos de eficiência energética. # Executiva de marketing Beatriz Machado lança livro "O Subordinado". # Startup curitibana Pontomais abre 17 vagas para diversas áreas. # 2º Congresso Virtual da SBPC/ML acontece entre de sábado a quarta. # Escritora Katherine Laura lança "Um Coreano em Minha Vida" (Editora Arcádia). # Edição 2021 online do SENAM®
termina hoje.
Esplanadeira é a seção da coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para reportagem@colunaesplanada.com.br
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.