O governador do Distrito Federal, Ibaneis RochaAgência Brasil

Aliado há anos por ideologia, o primeiro no Congresso Nacional a abraçar a incentivar a candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni terá sempre um prêmio de confiança neste Governo. O novo cargo de ministro é a prova. Onyx é a porta para reentrada do PTB no Ministério do Trabalho. O partido controlado por Roberto Jefferson, que quase levou o comando da pasta no Governo Temer, já tem nome.
Garimpando
Bolsonaro pode surpreender e se filiar ao Aliança 28 (ex-PRTB) ou ao Brasil 35 (ex-Partido da Mulher Brasileira – que já teve um deputado como único parlamentar.
Publicidade
Representante
O Governo perdeu boa oportunidade de ser representado nos Jogos de Tóquio: o vice-presidente General Mourão. Boa parte dos atletas é forjada em bases militares.
Boa notícia
Uma notícia boa para DF e Entorno. Mais uma Universidade pública. O governador Ibaneis Rocha (FOTO) sancionou a lei que cria a UnDF, com investimento inicial de R$ 200 milhões e criação de mais de 3 mil empregos da área educacional.
Publicidade
A ‘Judicialização’
O Congresso não ajuda, o presidente titubeia sobre veto, e não podem reclamar depois da ‘judicialização’ da política. Coube ontem à ministra Rosa Weber, do STF, enquadrar o Legislativo sobre a tentativa de tunga de R$ 6 bilhões do fundo eleitoral.
Expliquem essa
Ela concedeu 10 dias para o Congresso Nacional se manifestar numa resposta plausível. Antes que o STF desça o malhete na cambada e encerre a farra.

Sem verticalização
Bolsonaro terá dificuldades regionais dentro do Progressistas (ex-PP) se quiser voltar ao partido. Em Tocantins, quem preside a legenda é a senadora Kátia Abreu, dilmista de carteirinha e crítica do presidente. Em Pernambuco, o deputado Eduardo da Fonte, outro crítico. No Piauí do novo chefe da Casa Civil, a deputada Margarete Coelho, que manda na legenda, tem cargos no Governo do petista Wellington Dias.
Publicidade
Sumiu do mapa
Da turma que recorreu à “falsa” vacina numa garagem de ônibus em Belo Horizonte, ninguém sofreu com o Covid-19. E não mais se ouviu falar da sumida enfermeira e do inquérito na Polícia Federal.
Hein!?
No Dia do Agricultor, comemorado ontem, o Governo publicou no seu portal de internet uma foto da silhueta de um homem, no mato, segurando uma espingarda, para surpresa de quem viu.
Publicidade
Deu ruim
A Secom depois apagou, mas não escapou do sarcasmo do jornalista Maurício Menezes, famoso criador do Plantão de Notícias e showman de erros da imprensa: “No dia do Caçador, vão publicar um soldado com uma enxada”.
Sobe e desce
O consumo das classes C e D no Brasil recuou 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander, realizada mensalmente.

ESPLANADEIRA
# Instituto Cactus lança livro "Caminhos em Saúde Mental # INEL cria Diretoria do Centro-Oeste para intensificar ações na região. # Escritora Thais de Mendonça lança obra “A vida em primeira pessoa". # Strategy& abre inscrições para Programa Estagiários & Associates 2021. # Festival Imersivo das Favelas (FIF) acontece online nos dias 27, 28 e 29 de agosto.

Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para [email protected]