De 2006 a 2023 o volume de carga transportado por ferrovia no Brasil aumentou 64%Ricardo Botelho/MInfra
Por enquanto, o Contorno de Campos está fora do novo contrato de concessão da BR-101 no trecho entre a Ponte Rio-Niterói e a divisa com o Espírito Santo, que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriu para sugestões e contribuições.
Embora prevista na concessão inicial - vencida pela Arteris Fluminense - e considerada urgente pelos governos e empresários do Norte Fluminense, a ANTT sugere outra solução ao Contorno: a construção de pistas de rolamento de duas faixas em cada sentido de tráfego no trecho urbano e implantação de dispositivos de acesso nos grandes entroncamentos, além da recuperação de todo o pavimento da rodovia.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) já participou da consulta, classificando o Contorno de Campos como pilar da infraestrutura de Campos e da região. Outras entidades da sociedade civil também poderão contribuir com sugestões pelo site oficial da ANTT até 13 de janeiro de 2025.
Aprovado no Senado nesta quinta-feira (19/12), segue para a sanção do presidente Lula o Projeto de Lei 3.337/2024, que autoriza a transferência de excedentes de conteúdo local em contratos de exploração e produção de gás natural. O PL estimula o Brasil a introduzir conteúdo local na construção de navios e permite mais investimentos nos campos que atualmente produzem petróleo e gás em regime de partilha. Por isso é visto como essencial para a retomada do crescimento da indústria naval do estado do Rio de Janeiro, que tem cerca de metade dos grandes estaleiros do país e movimenta uma cadeia produtiva com aproximadamente 2.500 fornecedores de bens e serviços.
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