A notícia de que Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, precisaria passar por um novo transplante pegou muitos fãs de surpresa na última segunda-feira (26). No entanto, o renomado comunicador entrou na fila para buscar doadores logo após receber alta do transplante de coração, em agosto do ano passado.
Segundo fontes da coluna, quando o apresentador recebeu alta do primeiro procedimento, ele estava com um problema renal grave. Neste período, Fausto também passou a realizar sessões de hemodiálise domiciliar (HD domiciliar) três vezes por semana em casa.
Amigos da coluna contam que Faustão não foi para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, às pressas no último domingo (25) por conta de um mal estar, mas sim porque foi acionado pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, pois tinha um doador compatível, assim como foi confirmado no Boletim Médico divulgado pelo hospital.
Apesar de estar em casa, o caso do apresentador demandava cuidados e contava com o sistema de home care, mais conhecido como atendimento domiciliar. No entanto, Fausto tinha prioridade na fila de transplante por conta da gravidade de seu quadro e da idade.
O ex-funcionário da Globo foi às pressas fazer os exames para confirmar a compatibilidade e já realizar o transplante na manhã da última segunda. Vale ressaltar que existem pessoas que conseguem realizar o procedimento com rapidez. Caso contem com doadores compatíveis na família que estão dispostos a realizarem a doação de órgãos, elas não precisam enfrentar a fila nacional.
Em nota a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que Faustão cumpria requisitos prioritários para o procedimento.
"A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que o paciente F.S. foi inserido na fila para transplante em 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira (26), cumprindo os critérios de priorização. F.S. encontrava-se como 13º na lista para o procedimento", informou a nota.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.