Isis Valverde e mãeFoto: Reprodução
Mãe de Isis Valverde comemora fim da quimioterapia: ‘Alívio profundo’
A pedagoga Rosalba Nable compartilhou um desabafo emocionante sobre sua batalha contra o câncer
Rosalba Nable, mãe da atriz Isis Valverde, emocionou seus seguidores ao revelar que terminou a última sessão de quimioterapia. Diagnosticada com câncer de mama em junho deste ano, a pedagoga compartilhou nas redes sociais, na quinta-feira (3), detalhes da jornada difícil que enfrentou nos últimos meses.
A matriarca contou como cada fase do processo a desafiou fisicamente. "'O fim da quimioterapia é quase como abrir as janelas e encher os pulmões de ar puro’. Acabou. Foi a última e espero que seja também a última de toda a minha vida. Foram 8. De 15 em 15 dias. Exames de sangue 2 dias antes da infusão para verificar se meu corpo estava apto para a medicação. E estava. Mesmo eu achando que não", iniciou.
Ela detalhou partes do procedimento tão dolorido. "Nos dias seguintes da quimioterapia mais uma agulhada na barriga para ajudar nos efeitos colaterais (a agulha é a mesma da insulina e arde um pouco). Eu quero crer que valia a pena porque se com essa injeção os sintomas vinham, imagina sem ela. E olhem. Esqueçam isso de que a quimioterapia ‘vermelha’ é mais agressiva do que a 'branca'. Não foi a minha experiência. Eu ousaria dizer que a branca até usa de requintes de crueldade. Passei mal inclusive durante a infusão", revelou.
Rosalba Nable também explicou que ainda sofrerá efeitos colaterais. "Boca seca, gengivas com aftas em toda a extensão, intestino completamente imprevisível, dermatite generalizada, estômago tb muito instável, dores de cabeça, náuseas, uma fadiga extrema por vezes e a fatal perda dos cabelos. Mas não precisei ser internada (chega a ser irônico)", contou.
Por fim, a mãe de Isis Valverde celebrou o fim das sessões de quimioterapia. "Só existe em mim um alívio profundo por este ciclo ter acabado, pois minha fobia de hospitais não acabou, acho até que aumentou, pq ressignificou minha certeza sobre a tamanha dor que ali habita. E dessa vez, na minha pele. Agora, após 15 dias, vão se iniciar as radioterapias. Vou iniciar também o bloqueio hormonal por longos 10 anos. Vamos juntas, mas agora, de janelas abertas. Portanto, respire fundo", encerrou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.