Henrique Fogaça - Fotos Acervo Sal Gastronomia
Henrique FogaçaFotos Acervo Sal Gastronomia
Por O Dia
O chef Henrique Fogaça teve que fechar seu restaurante no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, e já demitiu 200 funcionários dos três estabelecimentos por conta da pandemia do novo coronavírus. "Um mês você segura; dois meses você vai pro buraco”, afirmou Fogaça. Segundo ele, o prejuízo só com o espaço carioca neste ano passou de 500 mil reais e por isso foi obrigado a tomar a  decisão. Ele agora tem dois restaurantes na capital paulista.

“Só nesses quatro meses, estamos com meio milhão de prejuízo. É complicado; o shopping é tipo um sócio seu, participa com 8% de faturamento do grupo, tem que pagar ajuda de fundo, etc. Shopping explora e suga tudo”, contou Fogaça no Canal do Datena, que está na expectativa de voltar a reabrir em São Paulo no próximo dia 15 de junho. “Vão ter mesas com distanciamento. Tenho 100 lugares, vou abrigar 50 pessoas. Será uma nova forma de trabalho.”
A assessoria do  Grupo MULTIPLAN , que administra o Village Mall mandou uma nota sobre o restaurante 'Sal e Gastronomia' de Henrique Fogaça. "Com efeito, ao contrário do afirmado pelo Sr. Fogaça, a MULTIPLAN vislumbrou a possibilidade de trazer para o Rio de Janeiro o restaurante “Sal Gastronomia”. Para tanto, no primeiro trimestre de 2018 assinou os contratos respectivos, onde fez substancial aporte em dinheiro para custear as instalações, e ajustou condições especiais na locação, que na época mostraram-se totalmente vantajosas para ele e seus demais sócios, e foram aceitas por todos. Durante esses quase dois anos inexistiu qualquer questionamento, e pedidos pontuais foram analisados e discutidos sempre de comum acordo. Com o início da atual crise, a MULTIPLAN foi a primeira empresa do setor a conceder enormes vantagens para seus lojistas. No mês de março, onde o VILLAGEMALL funcionou 15 dias, foi cobrado 50% do aluguel e encargos condominiais comuns, sendo isento o fundo de promoção. Nos meses de fechamento total do shopping, foi cobrado 50% dos encargos condominiais comuns, e isento o aluguel e fundo de promoção. Masnão é só: Há poucos dias um dos sócios pleiteou novo auxílio, sendo concedidas
condições especialíssimas para os 6 meses subsequentes à reabertura do shopping. É inaceitável um locador como a MULTIPLAN receber críticas e afirmações falsas e despropositadas. O que emerge com contundente clareza, é que na falta de melhores argumentos que justifiquem o seu fracasso no Rio de Janeiro, o Sr. Fogaça procura criar um clima falso e artificial, para fugir das obrigações contratuais que decorrerão da sua decisão unilateral de rescindir o contrato".