Luan Santana - Rubens Cerqueira
Luan SantanaRubens Cerqueira
Por O Dia
Desde que voltou do México, onde deu os primeiros passos de sua carreira internacional, Luan Santana está focado em ajudar o Pantal. Com 70 milhões de seguidores em redes sociais, sendo quase 30 milhões no Instagram, o cantor confia que pode fazer a diferença para uma pauta urgente naquele que é o seu berço. As doações emergenciais incluem o resgate e o cuidado de animais feridos pelo fogo e pela desnutrição de ambientes incendiados, o suporte ao combate aos incêndios, e a doação de cestas básicas à população desassistida pela tragédia.
Em médio prazo, o dinheiro contemplará também a compra de equipamentos e EPI’s para brigadistas de incêndio que têm se organizado em grupos locais da sociedade civil, assim como o treino para capacitação adequada e segura para o ofício desses profissionais, além de educação ambiental a todos. O objetivo do instituto SOS PANTANAL é preparar os moradores locais em brigadistas permanentes como forma de prevenção a novas queimadas. Outra sugestão prevê ainda o essencial plantio de mudas para restaurar o que for possível no bioma incendiado e o monitoramento de todo o trabalho de resgate da fauna e da flora locais.

Amanhã, a partir das 20h, Luan participa da estreia do programa 'O próximo número 1 VillaMix'. Paralelamente a tantos compromissos profissionais, o cantor abraçou e idealizou o 'Movimento o Pantanal Chama'. Ontem, ele lançou a linha de produtos com estampas do Pantanal. Recentemente, também já havia anunciado o leilão do figurino que usou no DVD 'Viva'. Para Luan, “o mais é mais”, sempre quando a causa pede um coro e um grito pela natureza e por uma carreira impecável.

Natural de Campo Grande e padrinho do Instituto Arara Azul há seis anos, Luan Santana amplifica o abraço de que a sua região tanto carece por conta das queimadas recordes, que ameaçam as comunidades tradicionais, a biodiversidade pantaneira e as principais vocações do bioma, que são a pecuária e o ecoturismo. Para tanto, ele se juntou ao Instituto SOS Pantanal.

Ações do movimento

Através da sua loja virtual e com o apoio da BanUP, Luan lança produtos criados e idealizados por ele. São camisetas, bonés e outros itens em prol da causa, que serão vendidos por meio de seu site e de suas redes sociais. “Escolhi com muito carinho as estampas de todos os produtos, com símbolo do Pantanal. Creio que deve ser um sentimento coletivo o que me toca. E ver o nosso Pantanal assim deixa o peito em chama de desespero e vontade de transbordar em água e ir lá apagar”, confessa o artista.
Para adquirir, todos os itens estarão disponíveis na loja oficial do artista www.luansantanashop.com.br.

Leilão de figurino 'Viva o Pantanal'

Luan também faz o leilão de um de seus figurinos mais marcantes usados em seu recente DVD, 'Viva', gravado em Salvador (Ba). A doação será revertida para a instituição Arara Azul. A peça escolhida é a calça listrada que ele usou ao interpretar as músicas 'Água com Açúcar', 'Boa Memória', 'Choque Térmico', entre outras. A peça em questão marcou ainda o momento em que o astro tira a camiseta e joga para o público, ao cantar o hit 'A'.

Participe do leilão clicando AQUI

Manifesto

Luan Santana ainda convida o público em geral para assinar o manifesto 'O Pantanal Chama', disponível no link www.sospantanal.org.br/movimentoopantanalchama. O documento reforça o alerta às autoridades públicas sobre a atenção que a região carece e de seu valor ambiental, não só para o planeta, mas, principalmente, para o nosso país e o nosso patrimônio perante o mundo.

Doações
Publicidade
É com o conhecimento de quem nasceu e cresceu na região que o cantor também pede doações para o movimento 'O Pantanal Chama', da instituição SOS Pantanal, que vem distribuindo as arrecadações para diversas iniciativas em favor da recuperação da região e da prevenção a possíveis novos incidentes que castiguem aquele solo e todo o seu entorno. Zelando pela transparência, todas as doações podem ter seus destinos acompanhados pelo público e empresas dispostas a ajudar, por meio das mídias sociais e site da própria SOS PANTANAL. 
Live
Publicidade
Em breve, Luan vai anunciar a sua live, programada para acontecer em pleno Pantanal, dia 22 de novembro. Agora, a meta é colaborar para alcançar R$ 8 milhões, sendo a live uma parte de um grande planejamento de arrecadações. O público será convidado a fazer doações espontâneas a partir de R$ 5 diretamente à SOS Pantanal.